AM - CET - Ciências da Engenharia e Tecnologias
Permanent URI for this community
Browse
Browsing AM - CET - Ciências da Engenharia e Tecnologias by advisor "Borges, José Alberto de Jesus"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Análise de balística externa de um projétil de calibre 155 mmPublication . Fonte-Boa, Rui Filipe da Silva; Pereira, José Manuel da Silva Chaves Ribeiro; Borges, José Alberto de JesusO objetivo desta Dissertação é propor uma geometria para um projétil de combate a incêndios. É utilizado o código de volume finito Star - CCM+R para calcular forças e momentos que atuam no projétil e é criado um código no MathematicaR para definir as caraterísticas da trajetória. O PRODASV 3 R é utilizado de modo a verificar e validar os modelos implementados. Inicialmente, o procedimento adotado consistiu em criar uma metodologia completa para uma munição existente que permitisse ser verificada e validada com a literatura disponível. Foi realizada uma extensa caraterização aerodinâmica através de CFD, a fim de se estabelecer o comportamento das forças e momentos que atuam nos projéteis e assim fornecer os dados necessários para o modelo 6 DOF. As forças e momentos dependem do ângulo de ataque. Concluiu-se que a cinta de travamento, a cinta de guiamento e o efeito de Coriolis eram desprezáveis quando comparados com os resultados obtidos. Na fase seguinte foram testadas seis geometrias diferentes, variando-se o comprimento e o nariz. Definiu-se para este projétil um a velocidade inicial de 100m/s, 10kg, concluindo-se que o comprimento total seria de 697,1mm e perfil semiesférico, com capacidade para transportar 7,5 dm3 no interior. Foram realizados testes com vento para avaliar a estabilidade em voo, e o software e processo de análise desenvolvido neste trabalho estão disponíveis, sendo um contributo para o projeto FIREND.
- Decision support system for emergency managementPublication . Ramos, Hugo Miguel do Val; Borges, José Alberto de Jesus; Sousa, João Miguel da CostaPretende-se com este trabalho fornecer um contributo no âmbito do projeto THEMIS, proporcionando um sistema pericial capaz de fornecer um apoio à tomada de decisão. Tendo como base de apoio os casos passados, pretende-se inferir os meios a serem empregues para dar resposta a um certo evento. Este trabalho foi iniciado com a realização de pesquisa bibliográfica, referente aos vários temas que englobam o apoio à tomada de decisão através de sistemas inteligentes. Desta forma, os temas compreendidos nesta tese são: gestão de crises, comando e controlo, tomada de decisão, raciocínio baseado em casos e redes neuronais. Por forma a otimizar-se a resposta do sistema de raciocínio baseado em casos, através de redes neuronais, foi possível entender quais as variáveis que realmente influenciam a inferência dos meios a empregar na resolução dum evento. Possibilitando assim a metodologia de raciocínio baseado em casos suportar o processo da tomada de decisão com uma maior exatidão. A analise dos resultados obtidos, referentes a um evento representativo, mostrou que as variáveis que mais influenciavam a predição do modelo são, ”Entidades Envolvidas”, ”Vitimas Civis” e ”Natureza”. Esta constatação permitiu que o sistema de raciocínio baseado em casos obtivesse resultados muito próximos das tomadas de decisão adotadas pelos comandantes.
- Projecto de um projéctil de calibre 155mm para combate a incêndios florestaisPublication . Calado, João Filipe Caetano; Reis, Luís Filipe Galrão dos; Borges, José Alberto de JesusTodos os anos milhares de hectares são consumidos pelas chamas durante a época de incêndios. As medidas preventivas têm-se revelado insuficientes e as capacidades dos meios de combate estão condicionadas por terrenos inacessíveis, condições de visibilidade reduzida e condições meteorológicas adversas. Com a introdução do projéctil projectado nesta dissertação pretende-se preencher de algum modo o vazio deixado por essas condicionantes. Este projecto dá continuidade ao projecto FIREND® que é a última evolução de um conceito idealizado em 2005 e que se tem vindo a desenvolver numa parceria entre a Academia Militar e o Instituto Superior técnico. O conhecimento assimilado pela revisão bibliográfica de algumas patentes, dos projectos FIREND® anteriores e sobre o funcionamento de projécteis de artilharia convencionais, foi complementada com os conhecimentos de balística e de projecto mecânico, resultando no desenvolvimento sólido de um projéctil de 155mm de detonação electrónica. O projéctil funciona com base num micro gerador de gás que aumenta a pressão interior e desta forma ejecta a carga contida no compartimento de carga. Foram utilizadas as capacidades de desenho tridimensional do software SolidWorks® e estimou-se, através deste, o peso, volume, momentos de inércia dos componentes e a capacidade de carga do projéctil. Estes dados são fundamentais neste projecto para garantir a sua compatibilidade com os obuses e tábuas de tiro utilizadas pela Artilharia do Exército Português. Como resultado, projectou-se um projéctil de 155mm com peso equivalente ao de uma granada convencional e com cotas máximas que lhe conferem total compatibilidade com os Obuses de Artilharia existentes. O projéctil consegue conter, no seu compartimento de carga, aproximadamente 7,5 dm3 de volume, o que lhe confere a capacidade para actuar numa área de aproximadamente 75m2.
- Simulador dinâmico de condução da VBR 8x8 Pandur IIPublication . Silva, Armando Jorge Loureiro da; Borges, José Alberto de JesusO trabalho desenvolvido nesta dissertação pretende contribuir para o projeto Pandur Dynamic Driving Simulator, através da criação de um evento de simulação relacionado com a detonação de minas sob o casco da viatura. A magnitude deste evento está de acordo com o STANAG 4569. O evento foi analisado tendo por base um estudo detalhado sobre o rebentamento de cargas explosivas e a respetiva influência na viatura quando a detonação ocorre sob o casco. A análise do rebentamento de explosivos foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica do tema e a geração de simulações numéricas pelo método de elementos finitos, através da ferramenta LS-DYNAr. Os resultados do estudo foram implementados no simulador de acordo com a arquitetura desenvolvida pela ETI para este projeto. O estudo permitiu concluir que, para efeitos de simulação, os resultados obtidos são coerentes. No entanto, para um estudo mais preciso seria necessário avaliarem-se outros métodos de modelação de rebentamento de explosivos. Abre, ainda, o desafio à continuidade do desenvolvimento de análise do rebentamento de minas sob a VBR 8x8 Pandur II, tendo em vista levar ao conhecimento dos efeitos causados por este tipo de eventos na guarnição destas viaturas. O presente trabalho foi desenvolvido mediante um Acordo de Confidencialidade exarado entre a Academia Militar, os membros do Júri desta Dissertação e os parceiros industriais GDELS-Steyr e ETI. As componentes do trabalho com classificação "Reservado" foram assim omitidas neste documento e/ou a informação alterada. Tal como requerido pelo normativo em vigor na Academia Militar e no Instituto Superior Técnico, o presente documento, tal como está, não contém matérias classificadas.