IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
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Browsing IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada by advisor "Figueiroa, Alcina"
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- Matemática recreativa para a aquisição de competênciasPublication . Sousa, Cristina; Figueiroa, AlcinaO presente Relatório Final intitula-se de “Matemática Recreativa para a Aquisição de Competências” e é o resultado da atividade prática desenvolvida em Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que se orientou pelas diretrizes presentes no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (DGE, 2017). Os estágios, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), foram desenvolvidos numa escola privada, primeiro em Educação Pré-escolar com um grupo de crianças de três anos e, posteriormente, com um grupo de 1.º ano no 1.º CEB. Foram implementadas várias atividades no Domínio/Disciplina de Matemática com o intuito de trabalhar conteúdos matemáticos de uma forma recreativa, envolvendo o jogo como recurso e trabalhando competências como: desenvolvimento pessoal e autonomia; relacionamento interpessoal; raciocínio e resolução de problemas. Em simultâneo, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, fundamentada com registos de observação, análise documental e com a aplicação de um inquérito por questionário às Educadoras e Professoras do 1º Ciclo do local de estágio, a fim de identificar a perceção que os educadores/professores tem relativamente às competências do PA, conhecer os recursos/materiais utilizados pelas docentes no domínio/disciplina de matemática e compreender como as docentes desenvolvem as competências nos alunos. Por fim, a partir da análise de conteúdo efetuada, a conclusão da investigação realizada remete para a necessidade de uma alteração das práticas, tanto pedagógicas como didáticas, por parte dos docentes.
- Os recursos digitais como meio de aprendizagem no 1ºciclo do ensino básicoPublication . Neto, Ana Rita; Figueiroa, AlcinaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada para a obtenção do grau de mestre. A prática realizou-se numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, situada no distrito de Setúbal, numa turma com 24 alunos do 2.º ano de escolaridade. O estudo realizado visa compreender de que forma os recursos educativos digitais podem influenciar o ensino-aprendizagem dos alunos, relativamente a três das áreas curriculares, a matemática, português e estudo do meio. A escolha deste tema em estudo surge perante o crescente desenvolvimento das tecnologias e da sua importância social na atualidade, desta forma, pretende-se observar a importância da sua integração no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, como forma de motivação e de desenvolver aprendizagens significativas. Este estudo foi desenvolvido segundo a metodologia qualitativa interpretativa, que teve como base entrevistas realizadas a duas professoras do 1º ciclo do ensino básico no distrito de Setúbal, recolha de dados por meio de observações feitas e realização de questionários aos alunos. Os resultados obtidos através da análise de resultados demonstram que quando aplicados de forma correta os Recursos Educativos Digitais (RED) relevam ser interativos, adaptáveis e potenciadores de autonomia e aquisição de aprendizagens significativas, conseguindo-se alcançar, de forma positiva, a curiosidade, a atenção e a motivação das crianças, estimulando o seu interesse em aprender e em querer trabalhar continuamente em contexto digital.