Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.58 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final intitula-se de “Matemática Recreativa para a Aquisição de Competências” e é o resultado da atividade prática desenvolvida em Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que se orientou pelas diretrizes presentes no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (DGE, 2017).
Os estágios, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), foram desenvolvidos numa escola privada, primeiro em Educação Pré-escolar com um grupo de crianças de três anos e, posteriormente, com um grupo de 1.º ano no 1.º CEB.
Foram implementadas várias atividades no Domínio/Disciplina de Matemática com o intuito de trabalhar conteúdos matemáticos de uma forma recreativa, envolvendo o jogo como recurso e trabalhando competências como: desenvolvimento pessoal e autonomia; relacionamento interpessoal; raciocínio e resolução de problemas.
Em simultâneo, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, fundamentada com registos de observação, análise documental e com a aplicação de um inquérito por questionário às Educadoras e Professoras do 1º Ciclo do local de estágio, a fim de identificar a perceção que os educadores/professores tem relativamente às competências do PA, conhecer os recursos/materiais utilizados pelas docentes no domínio/disciplina de matemática e compreender como as docentes desenvolvem as competências nos alunos.
Por fim, a partir da análise de conteúdo efetuada, a conclusão da investigação realizada remete para a necessidade de uma alteração das práticas, tanto pedagógicas como didáticas, por parte dos docentes.
Description
Keywords
Matemática recreativa Competências Jogo