IP - ESEJPArc - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo
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Browsing IP - ESEJPArc - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo by advisor "Figueiroa, Alcina"
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- Aplicação das Aplicações em sala de aula, com recurso ao tablet - intervenção nos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Alexandre David Cerqueira Torres; Figueiroa, AlcinaAo longo do tempo, o processo de ensino-aprendizagem tem sofrido alterações, devido essencialmente à evolução tecnológica. Cada vez mais a tecnologia faz parte do quotidiano dos indivíduos, sendo os jovens os utilizadores mais assíduos, nos mais variados contextos. De geração para geração a dependência das tecnologias tem vindo a aumentar. A mais recente geração, denominada por Geração Z, nasceu num modelo de sociedade em que os dispositivos móveis e a Internet permitem o acesso instantâneo à informação, em qualquer momento e lugar. Perante este cenário, torna-se urgente intervir nos mais variados contextos, de forma a motivar esta geração e acompanhar o seu ritmo, pelo que o ensino deverá seguir estas necessidades, por parte dos alunos, utilizando ferramentas e recursos com os quais eles se sintam familiarizados. Por outro lado, o tablet e as APP’s estão cada vez mais presentes na realidade dos nossos alunos, daí surgirem questões do tipo: de que forma estas ferramentas poderão acompanhar o aluno em contexto escolar? Poderá a integração destes recursos, em sala de aula, ajudar a motivar os alunos e consolidar as aprendizagens? Este projeto de intervenção realizou-se no Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, mais precisamente nas escolas EB1 Meia de Laranja numa turma de 1ºano e Escola Básica Júlio Saúl Dias numa turma de 5º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo 2015/2016, tendo como objetivo implementar o tablet e as APP’s nas salas de aula como recursos a utilizar no ensino-aprendizagem e, ainda, analisar quais os benefícios que, desta intervenção, pudessem advir. A PES permitiu verificar que o contributo do tablet e das APP’s, neste processo, foi positivo evidenciando-se a sua vertente motivadora e de identificação dos alunos perante este dispositivo. Alunos e professores concordam que a utilização destes poderá ser uma maisvalia para ambos.
- Organização do espaço educativo: "Quebrar a rotina"Publication . Neves, Manuela; Figueiroa, AlcinaO presente Relatório Final intitula-se “A organização do espaço educativo: «quebrar» a rotina”. Tendo em conta a necessidade de motivar os alunos para as aprendizagens, os objetivos principais do projeto descrito neste trabalho visam, sobretudo: i) evidenciar diferentes modos de organizar a sala de aula, ii) «quebrar» a rotina nas práticas letivas; iii) salientar diferentes recursos disponíveis para o professor utilizar na lecionação das aulas. Para a concretização destes objetivos procedeu-se a uma revisão da literatura para fundamentar a temática em questão. A Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Curso de Mestrado em Ensino dos 1º. e 2º. Ciclos do Ensino Básico, permitiu que o projeto selecionado fosse implementado, passando por três fases distintas: diagnóstico, intervenção e avaliação. Para diagnóstico usou-se grelhas de observação e questionários que, de certa forma, reforçaram a escolha do tema. Na intervenção foram desenvolvidas várias atividades, em diferentes áreas curriculares: matemática, ciências naturais, português e história e geografia de Portugal, na tentativa de atingir os objetivos delineados. Por fim, a última fase, a de avaliação, teve por base as respostas dadas pelos alunos acerca do que foi sendo desenvolvido, durante as aulas, quer ao nível da organização da sala de aula, quer em relação aos recursos utilizados. Acresce, ainda, que se inclui neste Relatório Final uma proposta de intervenção ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que o estágio (Prática Pedagógica) desenvolvido nesse nível de ensino ocorreu já há seis anos, num outro contexto e centrado numa outra temática (Educação Sexual no 1º Ciclo). Como reflexão final, e considerando-se o percurso académico, a Prática de Ensino Supervisionada, o projeto implementado e a questão da profissionalidade docente, pode afirmar-se que, se por um lado, a temática abordada constitui um detalhe que pode fazer toda a diferença no sucesso das aprendizagens, por outro lado há, ainda, um longo caminho a percorrer neste domínio.
- As Tecnologias de Informação e Comunicação: um recurso na promoção das aprendizagensPublication . Domingues, Nádia; Figueiroa, AlcinaÉ cada vez mais consensual que existe uma necessidade de adequar a prática docente no processo de ensino-aprendizagem face às novas expectativas impostas pela sociedade. No entanto, os processos educativos utilizados nas escolas, muitas vezes, não são os mais adequados face às condições de aprendizagem exigidas pela sociedade. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas chave da sociedade em que vivemos, pois, estão presentes em todos os contextos quer laborais, educativos ou lúdicos. Neste sentido, é importante criar condições onde adequem os recursos tecnológicos a este processo educacional, levando a uma aprendizagem diferenciada e significativa. Este trabalho teve como objeto de intervenção a realidade escolar dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, em duas escolas do Agrupamento António Alves Amorim, no concelho de Santa Maria da Feira. Tentou-se identificar, não só as metodologias utilizadas pelos docentes, e se essas contemplavam a integração das TIC, em sala de aula, mas também as competências tecnológicas que os alunos desenvolviam. Foi aplicada uma metodologia próxima da investigação-ação, seguindo-se a análise de dados através de um conjunto de técnicas e instrumentos adequados. Ao longo das práticas pedagógico-didáticas recorreu-se às TIC, constatando-se que a sua utilização é importante nas diferentes áreas curriculares como forma de desenvolver as aprendizagens. Foi, também, possível observar que, quanto à inclusão das TIC no ensino, ainda há muitas lacunas por colmatar, quer no que diz respeito à formação dos docentes nesta área, quer ao nível dos recursos (in)disponíveis.