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- As Tecnologias de Informação e Comunicação: um recurso na promoção das aprendizagensPublication . Domingues, Nádia; Figueiroa, AlcinaÉ cada vez mais consensual que existe uma necessidade de adequar a prática docente no processo de ensino-aprendizagem face às novas expectativas impostas pela sociedade. No entanto, os processos educativos utilizados nas escolas, muitas vezes, não são os mais adequados face às condições de aprendizagem exigidas pela sociedade. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas chave da sociedade em que vivemos, pois, estão presentes em todos os contextos quer laborais, educativos ou lúdicos. Neste sentido, é importante criar condições onde adequem os recursos tecnológicos a este processo educacional, levando a uma aprendizagem diferenciada e significativa. Este trabalho teve como objeto de intervenção a realidade escolar dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, em duas escolas do Agrupamento António Alves Amorim, no concelho de Santa Maria da Feira. Tentou-se identificar, não só as metodologias utilizadas pelos docentes, e se essas contemplavam a integração das TIC, em sala de aula, mas também as competências tecnológicas que os alunos desenvolviam. Foi aplicada uma metodologia próxima da investigação-ação, seguindo-se a análise de dados através de um conjunto de técnicas e instrumentos adequados. Ao longo das práticas pedagógico-didáticas recorreu-se às TIC, constatando-se que a sua utilização é importante nas diferentes áreas curriculares como forma de desenvolver as aprendizagens. Foi, também, possível observar que, quanto à inclusão das TIC no ensino, ainda há muitas lacunas por colmatar, quer no que diz respeito à formação dos docentes nesta área, quer ao nível dos recursos (in)disponíveis.
- Aplicação das Aplicações em sala de aula, com recurso ao tablet - intervenção nos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Alexandre David Cerqueira Torres; Figueiroa, AlcinaAo longo do tempo, o processo de ensino-aprendizagem tem sofrido alterações, devido essencialmente à evolução tecnológica. Cada vez mais a tecnologia faz parte do quotidiano dos indivíduos, sendo os jovens os utilizadores mais assíduos, nos mais variados contextos. De geração para geração a dependência das tecnologias tem vindo a aumentar. A mais recente geração, denominada por Geração Z, nasceu num modelo de sociedade em que os dispositivos móveis e a Internet permitem o acesso instantâneo à informação, em qualquer momento e lugar. Perante este cenário, torna-se urgente intervir nos mais variados contextos, de forma a motivar esta geração e acompanhar o seu ritmo, pelo que o ensino deverá seguir estas necessidades, por parte dos alunos, utilizando ferramentas e recursos com os quais eles se sintam familiarizados. Por outro lado, o tablet e as APP’s estão cada vez mais presentes na realidade dos nossos alunos, daí surgirem questões do tipo: de que forma estas ferramentas poderão acompanhar o aluno em contexto escolar? Poderá a integração destes recursos, em sala de aula, ajudar a motivar os alunos e consolidar as aprendizagens? Este projeto de intervenção realizou-se no Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, mais precisamente nas escolas EB1 Meia de Laranja numa turma de 1ºano e Escola Básica Júlio Saúl Dias numa turma de 5º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo 2015/2016, tendo como objetivo implementar o tablet e as APP’s nas salas de aula como recursos a utilizar no ensino-aprendizagem e, ainda, analisar quais os benefícios que, desta intervenção, pudessem advir. A PES permitiu verificar que o contributo do tablet e das APP’s, neste processo, foi positivo evidenciando-se a sua vertente motivadora e de identificação dos alunos perante este dispositivo. Alunos e professores concordam que a utilização destes poderá ser uma maisvalia para ambos.
- Hyperglycemia phenotype as indicated by salivary glucose biomarkerPublication . Mascarenhas, Paulo; Bandarra, Susana; Ribeiro, Ana Clara; Barahona, Isabel
- PHARMACIA - Grafismo Publicitário PortuguêsPublication . Sousa, Sara; Silva, HelenaO presente trabalho de investigação pretende dar a conhecer parte do espólio publicitário da indústria farmacêutica em Portugal, mais concretamente, os anúncios publicados nas revistas Ilustração Portuguesa e Ilustração, no período de tempo entre 1904 a 1957. No decorrer da história da publicidade farmacêutica podemos entender os avanços tecnológicos e científicos, a rivalidade entre a indústria farmacêutica portuguesa e a indústria internacional, os diferentes contextos políticos, sociais e económicos. Estes aspectos permite-nos analisar e interpretar, também, a evolução da expressão gráfica, a influência da vida quotidiana e o clima intelectual e cultural da época. Após uma leitura interpretativa do material em investigação, procedeu-se a uma análise e categorização das temáticas gráficas dos anúncios. O livro Pharmacia - Grafismo Publicitário Português, projecto editorial que acompanha este documento escrito surge com o objectivo de documentar o material recolhido durante a investigação, possibilitando ao leitor comparar os anúncios entre si, relembrar as suas memórias pessoais e promover o interesse pelo património cultural e artístico português. Pharmacia - Grafismo Publicitário Português é, assim, consequência da vontade de valorizar culturalmente e artisticamente os anúncios publicitários farmacêuticos, mas também pela raridade do material e pela escassez de publicações inerentes à matéria.
- Relatório de Estágio no Hotel Mercure Lille Roubaix Grand Hotel: Departamento Comercial num Hotel de 4 estrelasPublication . Courdent, Sarah João; Rodrigues, ÁureaEste Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Relatório de Estágio Profissional, é resultado do estágio curricular realizado no Hotel Mercure Lille Roubaix Grand Hôtel durante um período de seis meses no Departamento Comercial. O objectivo deste trabalho é descrever as actividades desenvolvidas durante este estágio, respondendo assim a uma exigência curricular para a obtenção do grau de mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria na Universidade Europeia. Vou estudar o caso do turismo de negócios que está associado ao turismo de eventos que faz com que se crie um desenvolvimento na área do turismo abrangendo também diversos setores como o da hotelaria. Foi elaborado um estudo recorrendo à análise de conteúdo e observação participada para se verificar aspetos a melhorar no departamento de eventos com base nas criticas positivas e negativas que foram enviadas por clientes no período em que decorreu o estágio. Com base nesta análise foram apresentadas sugestões de melhoria nos procedimentos do hotel para aumentar o nível de satisfação do cliente.
- Evolução do Desenvolvimento da Oferta Turística do Turismo em Espaço Rural em MonsarazPublication . Monteiro, Ana Carolina Galamba; Rodrigues, ÁureaO Turismo em espaço rural em Portugal cresceu bastante nos últimos anos, trazendo novas dinâmicas aos destinos rurais, permitindo diversificar as fontes de rendimento dos residentes destes territórios, assim como diminuir a desertificação humana que é um fenómeno bastante problemático do interior de Portugal. Com as novas dinâmicas que a atividade turística pode gerar nestas regiões uma maior probabilidade de fixação dos residentes e de atrair novos habitantes. Uma das regiões de Portugal que tem sofrido bastante com o fenómeno da desertificação é o Alentejo incluindo Reguengos de Monsaraz. Este trabalho tem como objectivo tentar perceber o fenómeno ou os fenómenos locais que levaram ao interesse de entrepreneurs tanto locais como de outras regiões ou de outras nacionalidades a investir na atividade turística nesta região. Esta análise foi dinamizada com base no estudo do place attachment que os diferentes stakeholders têm do destino. Para se efetuar o estudo recorreu-se à metodologia de case study. Conclui-se que o crescimento turístico em Monsaraz se deu depois da criação do Lago do Alqueva e uma vez que a maioria dos gestores de empresas de Turismo em Espaço Rural são provenientes desta região, apresentam aspetos de quem tem apego funcional (Place Attachment Funcional) pela Região, uma vez que a maioria está a dinamizar a atividade turística com base em património herdado e para terem maior sustentabilidade na atividade trabalham em rede com as outras empresas turísticas da Região.