Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.59 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
É cada vez mais consensual que existe uma necessidade de adequar a prática docente no processo de ensino-aprendizagem face às novas expectativas impostas pela sociedade. No entanto, os processos educativos utilizados nas escolas, muitas vezes, não são os mais adequados face às condições de aprendizagem exigidas pela sociedade.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas chave da sociedade em que vivemos, pois, estão presentes em todos os contextos quer laborais, educativos ou lúdicos.
Neste sentido, é importante criar condições onde adequem os recursos tecnológicos a este processo educacional, levando a uma aprendizagem diferenciada e significativa.
Este trabalho teve como objeto de intervenção a realidade escolar dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, em duas escolas do Agrupamento António Alves Amorim, no concelho de Santa Maria da Feira. Tentou-se identificar, não só as metodologias utilizadas pelos docentes, e se essas contemplavam a integração das TIC, em sala de aula, mas também as competências tecnológicas que os alunos desenvolviam. Foi aplicada uma metodologia próxima da investigação-ação, seguindo-se a análise de dados através de um conjunto de técnicas e instrumentos adequados.
Ao longo das práticas pedagógico-didáticas recorreu-se às TIC, constatando-se que a sua utilização é importante nas diferentes áreas curriculares como forma de desenvolver as aprendizagens. Foi, também, possível observar que, quanto à inclusão das TIC no ensino, ainda há muitas lacunas por colmatar, quer no que diz respeito à formação dos docentes nesta área, quer ao nível dos recursos (in)disponíveis.
Description
Keywords
Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino Básico, recursos pedagógico-didáticos.