INP - Dissertações Mestrado em Comunicação Integrada
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Browsing INP - Dissertações Mestrado em Comunicação Integrada by advisor "Quintela, José"
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- A literacia financeira no contexto da responsabilidade social organizacional: O caso do Grupo Jerónimo MartinsPublication . Mousinho, Cláudia; Goulart Brandão, Nuno; Quintela, JoséEste estudo pretende reflectir sobre o papel das organizações na promoção da literacia financeira dos seus colaboradores, através da promoção de actividades de formação, enquadradas no âmbito das acções de responsabilidade social. Sabemos que um indivíduo que disponha de poucos recursos ou débeis conhecimentos, no que respeita a informação financeira, corre o sério risco de tomar decisões precipitadas e prejudiciais para a sua vida. Neste sentido, as acções de responsabilidade social criadas pelas organizações e especificamente direccionadas para a literacia financeira, surgem como parte de uma estratégia para as organizações enfrentarem as carências na educação financeira dos seus colaboradores, contribuindo desta forma para o enriquecimento dos seus conhecimentos. O conceito de responsabilidade social ainda não é consensual, no entanto, procurou-se através de uma revisão de literatura e da análise de diversos modelos explicativos, construir uma percepção sólida sobre a importância da sua aplicabilidade nas organizações. O aumento da complexidade dos produtos financeiros associada à crise económico financeira, não só em Portugal mas em todo o mundo, bem como, a necessidade de sensibilizar e alertar a população para a importância de alterar determinados comportamentos, são algumas das razões que explicam a proliferação de programas de educação financeira a nível mundial. A promoção da literacia financeira torna-se, de dia para dia, mais comum na realidade dos portugueses, os quais dispõem já de um Plano Nacional de Literacia Financeira, promovido pelas entidades reguladoras, nomeadamente o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal. Diariamente, deparamo-nos com o aparecimento de novas situações e experiências para as quais não existe histórico de preparação, como são por exemplo as situações de ruptura orçamental das famílias que, quando atingem proporções desgovernadas podem conduzir, em última instância, a situações de penhora dos seus bens ou declaração de insolvência, conceitos recentemente introduzidos na esfera jurídica portuguesa. Com este trabalho de investigação pretende-se analisar as acções de responsabilidade social no âmbito da literacia financeira, desenvolvidas nas empresa junto dos seus colaboradores, e a relevância que estas podem ter para o seu bem-estar e intuir alterações de comportamento identificáveis e mensuráveis. A investigação focalizou-se no estudo de caso “Faça Contas à Vida”, um projecto de responsabilidade social criado pelo Grupo Jerónimo Martins, uma das maiores e mais importantes organizações do tecido empresarial português, que integra o índice de PSI-20 da NYSE Euronext Lisbon, o principal índice de referência do mercado de capitais português. O Grupo Jerónimo Martins detém uma ampla tradição no que respeita à aplicação de acções de responsabilidade social junto dos seus colaboradores que, neste caso de estudo, em particular, incide sobre a cadeia de distribuição “Pingo Doce”.