ESEJD - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar by advisor "Cortez, Mariana Isabel Maruta Grazina"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Casinhas, Joana de Oliveira Baptista Antunes; Cortez, Mariana Isabel Maruta GrazinaO presente trabalho foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional I, II e III referentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. Ressalvo que, no ano letivo 2012/2013, estava a frequentar o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ESEJD, faltando-me apenas a defesa do relatório de estágio. Nesse ano interrompi os estudos e recomecei na elaboração da tese de Mestrado este ano de 2019/2020 para finalizar assim, o mestrado de Educação Pré- Escolar. Por esta razão, o presente trabalho inclui relatos deste antigo percurso. O presente relatório encontra-se estruturado da seguinte forma: Introdução, Capítulo I – Relatos do Estágio Profissional; Capítulo II – Planificações; Capítulo III – Avaliações; Capítulo IV – Apresentação de um Projeto; Considerações Finais; Referências Bibliográficas e Anexos. No Capítulo I, encontram-se sete relatos de aulas observadas referentes à Educação Pré−Escolar de aulas observadas. Foram apresentados ainda relatos de aulas dadas por mim, na Educação Pré-Escolar que estão sustentados com fundamentações teóricas. No Capítulo II, após uma fundamentação teórica sobre a importância da Planificação, apresento e fundamento seis planificações relativas a diferentes áreas da Educação Pré-Escolar, nomeadamente, na área do Conhecimento do Mundo, no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no domínio da Matemática. Posteriormente, foi abordado e fundamentado o tema dos Dispositivos de Avaliação, que contém três Dispositivos de Avaliação referentes ás áreas da Educação Pré−Escolar. Por último, no quarto capítulo, é apresentado um Trabalho de Projeto direcionado a crianças do Pré-Escolar envolvendo toda a comunidade escolar e a família das mesmas. O projeto chama-se “As Quatro Estações” e o objetivo deste projeto é que as crianças estejam em contacto com os subdomínios da música e das artes visuais em consonância.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Leite, Mariana Sá; Cortez, Mariana Isabel Maruta GrazinaO presente relatório de estágio profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar em vigor na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório é referente à unidade curricular de Prática Profissional I, II e III ocorrentes nos 3 semestres que compõem o presente mestrado. Neste relatório pretende-se que se relate, reflita e avalie determinadas ocorrências durante as unidades curriculares ao longo dos semestres. O relatório profissional divide-se em quatro capítulos. No primeiro capítulo são apresentados dez relatos de estágio onde são evidenciadas observações que considerei significativas ao longo da minha aprendizagem e também são relatadas atividades elaboradas por mim, as quais considerei mais relevantes. Sendo que sete desses relatos pertencem às observações significativas quer sejam das educadoras ou colegas/parceiras de estágio e as restantes três de atividades da minha autoria, todos estes relatos são complementados por fundamentação teórica. No segundo capítulo são apresentados seis planificações elaboradas por mim, sendo que são compostas por duas de cada faixa etária da educação pré-escolar. Nestas mesmas planificações são apresentadas estratégias e recursos para lecionar determinadas áreas ou domínios, as quais defendo através da pesquisa de autores que assim o defendem, No terceiro capítulo são apresentados três dispositivos de avaliação, sendo um para cada faixa etária. Esta avaliação é elaborada com base em propostas de atividades que realizei com o grupo. Após a elaboração das mesmas, foram criados critérios de avaliação às quais as propostas foram submetidas. Após a análise das propostas são apresentados os resultados do grupo. Por fim, o quarto capítulo apresenta um trabalho de projeto da minha autoria. Neste capítulo através da metodologia de trabalho projeto exploro uma ideia que visa desenvolver e melhorar o desempenho escolar da criança. Este relatório profissional tem uma extrema importância na reflexão da prática profissional realizada ao longo dos semestres. Este relatório contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal e profissional uma vez que me fez refletir diversas vezes sobre o quão adequadas são certas estratégias e ideias para melhorar enquanto futura educadora que pretendo ser.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Galhano, Joana dos Anjos; Cortez, Mariana Isabel Maruta GrazinaEste relatório de estágio foi realizado com a intenção de organizar toda a informação relativa ao estágio profissional que decorreu no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Pretende relatar, interpretar, refletir e fundamentar sobre as experiências vividas e observadas durante o estágio, e também afirmar a aquisição e partilha de conhecimentos entre colegas, educadoras e supervisoras da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente relatório está dividido em 4 capítulos, sendo o 1.º denominado como Relatos de Estágio pois engloba 10 relatos de estágio, onde se encontram atividades e estratégias desenvolvidas por mim e pelas educadoras dos grupos onde estagiei. Destes 10 relatos, 7 são de experiências observadas nas salas de atividades de grupos nas faixas etárias entre 3 e 5 anos e 3 de atividades realizadas por mim e avaliadas pelas educadoras cooperantes e orientadoras da prática pedagógica. O 2.º capítulo é referente a planificações de atividades que elaborei para crianças entre os 3 e os 5 anos. É constituído então por 6 planificações referentes a atividades integradas nas diferentes Áreas e Domínios das Orientações Curriculares: Área de Formação Pessoal e Social, Área de Expressão e Comunicação e Área do Conhecimento do Mundo utilizando diferentes materiais e estratégias, fundamentado com autores a importância das mesmas para as crianças. No 3.º capítulo são apresentados 3 dispositivos de avaliação baseados em 3 atividades colocadas em prática nos três grupos etários, a primeira foi aplicada no grupo de 4 anos, a segunda na faixa etária dos 5 anos e a terceira e última atividade no grupo dos 3 anos. Foi realizada a avaliação das mesmas e analisados os resultados. O 4.º e último capítulo apresenta uma proposta de projeto que elaborei com o objetivo de sensibilizar as crianças de que as árvores são nossas amigas e devemos cuidar delas e preservá-las, realçando a mensagem de que devemos preservar a natureza e evitar os incêndios. Revelou-se deveras importante a realização deste relatório para o meu crescimento pessoal e profissional, pelo quanto me obrigou a repensar atividades, estratégias e procedimentos sempre numa perspetiva de melhorar o meu desempenho.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Costa, Maria Inês Gonçalves; Cortez, Mariana Isabel Maruta GrazinaO presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III incide sobre os estágios decorridos durante o Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar, iniciado em setembro de 2017 e terminado em julho de 2018. Este relatório encontra-se dividido em 4 Capítulos. O Primeiro Capítulo é composto por dez relatos observados durante o estágio. Estas atividades foram realizadas pelas Educadoras com a minha presença. O Segundo Capítulo tem apresentado quatro planificações que realizei enquanto estagiária com grupos de crianças entre os 3 e os 5 anos. No Terceiro Capítulo são demonstrados dispositivos de avaliação relacionados com 3 atividades diferentes aplicadas por mim em três diferentes grupos com duas faixas etárias diferentes. Por último, no Quarto Capítulo é apresentado um projeto “Arte a Seu Bem”. É um projeto que pretende dar mais conhecimento sobre os diversos movimento artísticos diferentes e preservar a importância deste tema nas nossas crianças.