ISCPSI - Trabalhos de Investigação Final - Curso de Direção e Estratégia Policial (CDEP)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCPSI - Trabalhos de Investigação Final - Curso de Direção e Estratégia Policial (CDEP) by advisor "Dias, Manuel Domingos Antunes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Gestão logística planeamento “base zero”: estudo de caso - o parque automóvel da PSPPublication . Rocha, António Moreira da; Dias, Manuel Domingos AntunesNum contexto de contenção de custos para maximizar a redução da despesa no Estado, é essencial que cada organização faça uma gestão rigorosa dos seus orçamentos no que concerne à gestão corrente e investimentos, de forma a não provocar o estrangulamento das suas atividades essenciais. Atualmente, a grande diversidade e complexidade decorrente do suprimento das necessidades logísticas na Polícia de Segurança Pública (PSP), bem como o constante fornecimento de bens e serviços a todo o dispositivo policial e a constituição de stocks e reservas estratégicas, pressupõe uma estratégia e/ou planeamento ponderado e adequado, incluindo os imponderáveis resultantes da atividade nuclear e crítica que dá pelo nome de segurança, nomeadamente, equipamentos, consumíveis e veículos. O presente estudo pretende ser mais um contributo para a criteriosa gestão dos meios, nomeadamente os meios auto da PSP e orçamentos financeiros/dotações orçamentais com estes relacionados. A frota da PSP, deficitária e envelhecida, dificulta a sua gestão, quer na vertente da utilização operacional, quer nas dotações necessárias para a sua manutenção. Independentemente do que seria o ideal de parque de veículos da PSP e as dotações de verbas ideais para salvaguardar uma célere e completa manutenção da frota, é necessária uma gestão rigorosa das existências e atuais possibilidades. É nesta perspetiva que se pretende abordar o presente trabalho. Os centros de custo que gerem localmente os meios e verbas colocados à sua disposição para o cumprimento da missão tentam de certa forma aumentar esses meios e verbas sem qualquer preocupação com os outros centros de custo. O planeamento incremental para distribuição logística, até agora utilizado, pode ter criado deficiências e iniquidade na distribuição de meios. Pretende-se assim e visando apenas os veículos de patrulha e justiça (adstritos às valências da investigação criminal e investigação e fiscalização policial), avaliar se a sua distribuição é equilibrada e adequada nos comandos distritais (CD), bem como identificar e analisar se as verbas atribuídas e despendidas com a manutenção da frota automóvel são equitativas e adequadas. Neste estudo, utilizaremos como ferramenta de gestão o planeamento base zero (PBZ) sob o qual se fará uma distribuição base zero (DBZ) para os meios-auto e orçamento base zero (OBZ) para as verbas de manutenção auto, ou seja, esquece-se o histórico e o existente, o que esteve na origem da distribuição que sustenta o atual quadro dos meios e das verbas em estudo, e partimos do zero para uma avaliação que, perante as capacidades de meios e de orçamento atuais, possa constituir uma distribuição equilibrada, justa e equitativa, de forma a fomentar-se a discussão sobre uma gestão logística que, quando necessário, permita um balanceamento de meios e de verbas.