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Gestão logística planeamento “base zero”: estudo de caso - o parque automóvel da PSP

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Num contexto de contenção de custos para maximizar a redução da despesa no Estado, é essencial que cada organização faça uma gestão rigorosa dos seus orçamentos no que concerne à gestão corrente e investimentos, de forma a não provocar o estrangulamento das suas atividades essenciais. Atualmente, a grande diversidade e complexidade decorrente do suprimento das necessidades logísticas na Polícia de Segurança Pública (PSP), bem como o constante fornecimento de bens e serviços a todo o dispositivo policial e a constituição de stocks e reservas estratégicas, pressupõe uma estratégia e/ou planeamento ponderado e adequado, incluindo os imponderáveis resultantes da atividade nuclear e crítica que dá pelo nome de segurança, nomeadamente, equipamentos, consumíveis e veículos. O presente estudo pretende ser mais um contributo para a criteriosa gestão dos meios, nomeadamente os meios auto da PSP e orçamentos financeiros/dotações orçamentais com estes relacionados. A frota da PSP, deficitária e envelhecida, dificulta a sua gestão, quer na vertente da utilização operacional, quer nas dotações necessárias para a sua manutenção. Independentemente do que seria o ideal de parque de veículos da PSP e as dotações de verbas ideais para salvaguardar uma célere e completa manutenção da frota, é necessária uma gestão rigorosa das existências e atuais possibilidades. É nesta perspetiva que se pretende abordar o presente trabalho. Os centros de custo que gerem localmente os meios e verbas colocados à sua disposição para o cumprimento da missão tentam de certa forma aumentar esses meios e verbas sem qualquer preocupação com os outros centros de custo. O planeamento incremental para distribuição logística, até agora utilizado, pode ter criado deficiências e iniquidade na distribuição de meios. Pretende-se assim e visando apenas os veículos de patrulha e justiça (adstritos às valências da investigação criminal e investigação e fiscalização policial), avaliar se a sua distribuição é equilibrada e adequada nos comandos distritais (CD), bem como identificar e analisar se as verbas atribuídas e despendidas com a manutenção da frota automóvel são equitativas e adequadas. Neste estudo, utilizaremos como ferramenta de gestão o planeamento base zero (PBZ) sob o qual se fará uma distribuição base zero (DBZ) para os meios-auto e orçamento base zero (OBZ) para as verbas de manutenção auto, ou seja, esquece-se o histórico e o existente, o que esteve na origem da distribuição que sustenta o atual quadro dos meios e das verbas em estudo, e partimos do zero para uma avaliação que, perante as capacidades de meios e de orçamento atuais, possa constituir uma distribuição equilibrada, justa e equitativa, de forma a fomentar-se a discussão sobre uma gestão logística que, quando necessário, permita um balanceamento de meios e de verbas.
In a context of cost containment to maximize the reduction of state expenses, it is essential that each organization strictly manage its budgets in terms of day-to-day management and investments, in a way that do not harm their core activities. Nowadays, the great diversity and complexity resulting from the supply of logistic needs in the PSP organization, as well as the constant supply of goods and services to all the police unities and the constitution of stocks and strategic reserves, presupposes a weighted and adequate strategy and / or planning, including the imponderables resulting from the nuclear and critical activity known as security, namely equipment, consumables and vehicles. The present study intends to be a further contribution to the judicious management of the means, namely PSP's auto resources and financial budgets budgetary appropriations related to them. The PSP fleet, which is deficient and old, makes it difficult to manage it, both on the operational side and on the appropriations needed to maintain it. Regardless of what would be the ideal vehicle fleet of the PSP and the appropriations of ideal funds to safeguard a fast and complete maintenance of the fleet, a rigorous management of existences and current possibilities is necessary. It is in this perspective that we intend to approach in the present work. The cost centers that locally manage the means and funds placed at their disposal for the accomplishment of the mission try, ina acertain way, to increase these means and funds without any concern with the other cost centers. Incremental planning for logistics distribution, used so far, may have created shortcomings and inequities in the distribution of resources. It is intended to target only the patrol and justice vehicles (attached to the valences of criminal investigation and police investigation and inspection), to assess if their distribution is balanced and adequate in district commands, and to identify and analyze whether the funds allocated and car fleet are fair and adequate. In this study, we will use as a management tool the zero-based planning and budget under which a zero-based distribution will be made for the means-auto and zero-based budget for auto maintenance budgets, that is, forgetting the historical and the existent , which was at the origin of the distribution that underpins the current framework of the means and funds under study, and we start from scratch for an evaluation that, given current capacity and budget, can provide a balanced, fair and equitable distribution, in a way to foster a discussion on logistics management that, when necessary, allows a balancing of resources and funds.

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Gestão Logística Planeamento Veículos Planeamento base zero Distribuição base zero Orçamento base zero

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