ISSSP - Dissertações de mestrado em Intervenção Social na Infância e juventude em Risco de Exclusão Social
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Browsing ISSSP - Dissertações de mestrado em Intervenção Social na Infância e juventude em Risco de Exclusão Social by advisor "Almeida, Maria Sidalina"
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- Mãos que protegem, corações que acolhem: o acolhimento de crianças e jovens em PortugalPublication . Moreira, Marisa Susana Oliveira; Almeida, Maria SidalinaO presente estudo tem por objetivo central analisar as perceções do percurso de vida de jovens adultos que viveram a experiência de institucionalização. Trata-se do conhecimento das perceções sobre a medida de acolhimento, nos diferentes domínios: na missão, na política organizativa, nas rotinas quotidianas, nas atividades, relações sociais e, de forma particular sobre o seu processo de autonomia, os seus pressupostos familiares, educativos e formação profissional. Para tal, definimos como objetivos gerais do estudo as representações expetativas dos jovens ex-institucionalizados, mais concretamente do desenho do seu projeto de vida (percurso pessoal, educativo e profissional) e a análise dos fatores em que seu entender influenciaram a sua experiência no contexto de institucionalização. A presente investigação recorreu a uma metodologia qualitativa, utilizando como técnica, a recolha de informação, a entrevista semiestruturada, sendo que as respostas às entrevistas foram objeto de análise de conteúdo temático. Assim sendo, procedeu-se à realização de uma entrevista individual a 10 jovens, que estiveram em regime de acolhimento institucional num Lar de Infância e Juventude, na qual se recolheu informações para a caracterização sociodemográfica dos jovens e famílias e percurso anterior à institucionalização; representações sobre o percurso institucional, nomeadamente o seu percurso escolar e formação profissional durante este período e suas representações pós-institucionalização. A investigação realizada permitiu-nos concluir que os jovens consideram evidente o esforço das instituições, no que diz respeito à satisfação das necessidades e ao desenvolvimento das competências de autonomia nos jovens. Contudo, estas ainda têm alguns elementos na sua política organizativa e nas práticas profissionais, que devem ser melhorados, nomeadamente o trabalho com as famílias biológicas e o acompanhamento dos jovens pós-institucionalização.
- Percursos de transformação: das trajectórias escolares de insucesso ao sucesso das trajectórias formativasPublication . Machado, Filipa Isabel Loureiro Alves; Almeida, Maria SidalinaNum contexto de aumento da oferta profissional/vocacional no ensino secundário procuramos discutir a função que tem vindo a ser assumida por esta via de ensino. Os cursos de educação e formação para jovens e os cursos do sistema de aprendizagem, medidas de qualificação inicial implementadas no âmbito do sistema de formação profissional, apresentam-se hoje, no plano das intenções políticas, como instrumentos fundamentais para a redução dos índices de abandono e insucesso escolares. Estas medidas de formação profissional dirigem-se a jovens “em risco de abandono escolar ou que já abandonaram a via regular de ensino” e têm como objectivo recuperar os seus défices de qualificação escolar e profissional através de uma estrutura curricular que integra a formação sociocultural, a formação científica, a formação tecnológica e a formação prática em contexto de trabalho. Destacamos esta última componente de formação que permite aos jovens a realização de actividades inerentes ao exercício profissional e que nos coloca a importância do “aprender a fazer” como o motor da aquisição de outros tipos de saber. Inquirimos jovens que realizaram cursos do Sistema de Aprendizagem, com equivalência ao 12º ano de escolaridade e qualificação profissional de nível IV, e que haviam concluído anteriormente cursos de Educação e Formação, com equivalência ao 9º ano de escolaridade e qualificação profissional de nível III. Focamo-nos em formandos de um centro de formação profissional de gestão directa do Instituto de Emprego e Formação Profissional que actua na região do Alto Tâmega. Pela análise dos dados recolhidos percebe-se que estas medidas de qualificação inscritas no sistema de formação profissional permitem que os jovens dos meios populares que haviam sido excluídos numa primeira etapa da sua trajectória escolar da escola regular, estejam cada vez mais tempo na escola – até, pelo menos, à conclusão do ensino secundário - embora remetidos para as vias de ensino profissionalizantes que não são tão valorizadas e tão reconhecidas socialmente como a designada “via nobre” do ensino. Em termos de modelo de aprendizagem concluímos que estes jovens reagem de forma positiva à estrutura curricular proposta que assenta no “aprender a fazer” e que está dirigida para a inserção profissional.
- Práticas profissionais que potenciam a reunificação familiarPublication . Laranjeira, Letícia; Almeida, Maria SidalinaO presente estudo tem como objetivo principal conhecer práticas profissionais que potenciam a reunificação familiar de crianças/jovens que passaram pela medida de colocação residencial. Este tema é tanto mais importante para nós porque existe urgência em promover projetos de vida que perspetivem a reunificação familiar que façam diminuir o número consideravelmente expressivo de crianças e jovens atualmente com medida de colocação residencial. O trabalho dos profissionais que integram as equipas técnicas das entidades do sistema de promoção e proteção com as crianças/jovens acolhidos e com as suas famílias é determinante para a reconstrução do sistema familiar no sentido da reunificação. Partindo de uma abordagem qualitativa e utilizando como técnicas de recolha de dados o focus group com a participação de três técnicas de uma casa de acolhimento e a entrevista semiestruturada a um técnico de um CAFAP da região Norte de Portugal, foi possível conhecer as perspetivas e significados atribuídos às práticas profissionais relativas ao processo de reunificação familiar. A informação recolhida foi objeto de análise de conteúdo temática e os resultados obtidos permitiram conhecer o protocolo de intervenção proposto pelos profissionais, as suas perceções sobre as práticas profissionais que potenciam a reunificação familiar e os constrangimentos por eles sentidos no seu quotidiano de trabalho que dificultam a efetivação de uma intervenção para a concretização desta medida de promoção e proteção. Revelou-se a importância de intervir de forma contínua e longa com a criança/jovem e a família de forma personalizada, para identificar adequadamente as necessidades que se manifestam e o trajeto a percorrer para gerar mudança, possibilitando a reconstrução da estrutura familiar.