ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão do Potencial Humano
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Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão do Potencial Humano by advisor "Carvalho, Tito"
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- A Gestão Democrática Da Educação Em Alagoas: Transformações Na Esfera Da Cultura OrganizacionalPublication . Oliveira, Roberta Maria do Nascimento; Carvalho, TitoA presente investigação realizou uma análise comparativa sobre a cultura organizacional de duas instituições de ensino da 13ª Coordenadoria Regional de Ensino que vivenciam o processo de gestão democrática no âmbito das escolas públicas da rede estadual no Estado de Alagoas. A abordagem inicial abrangeu o propósito de caracterizar as especificidades da administração escolar na perspectiva que possibilite a participação, transparência e democracia, trazendo discussões sobre Conselho Escolar e Projeto Político Pedagógico. Foi verificado o processo de implantação dessa gestão no período de 1999 até 2018. O estudo partiu do método da Pesquisa Participante que agrega investigação social, trabalho educacional e ação fundamentada no processo de conhecer o objeto e posteriormente lançar propostas e vir a agir sobre o mesmo. O referencial teórico que deu sustentação à pesquisa pautou-se em autores que discutem gestão democrática educacional e processos organizacionais. Os resultados mostraram que as escolas analisadas possuem um distanciamento do que se compreende por gestão democrática, uma vez que não há o compartilhamento do poder, sendo, portanto, os gestores quem ainda direcionam o ordenamento dos trabalhos a serem executados, não resolvendo os problemas de forma dialogada com todos os segmentos da comunidade escolar.
- A TRAJETÓRIA E ATUAÇÃO DO GESTOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM MACEIÓ, ALAGOAS, BRASILPublication . GOMES CAMELO DE ARAÚJO, GALBA ROSA; Carvalho, Tito; Neta, AldenoraEsta dissertação foi desenvolvida para conclusão do Mestrado em Gestão do Potencial Humano, do Instituto Superior de Gestão. A pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar e refletir sobre os impactos das mudanças realizadas no âmbito da educação infantil brasileira na atuação da gestão escolar no município de Maceió, Estado de Alagoas, Brasil. A referida pesquisa analisou a atuação do Gestor da Educação Infantil na cidade de Maceió. O estudo, inicialmente, foi baseado na construção histórica e legal do surgimento da Educação Infantil no Brasil, da época colonial até aos dias atuais. Em seguida, houve o enfoque na constituição da Gestão Escolar no Brasil, como a mesma era entendida e trabalhada (administração escolar), chegando a ser desenvolvida hoje em dia como Gestão Escolar de forma democrática, participativa, com todos os segmentos envolvidos na instituição educacional. A investigação foi pautada na relevância de estudos que avaliam as competências do gestor e os impactos gerados na sociedade como um todo, sendo desenvolvido primeiramente um levantamento bibliográfico de toda a documentação oficial e legal que fundamentam as políticas de educação infantil no Brasil e, posteriormente, os instrumentos de recolha de dados. Nesse diapasão, elegeu-se a entrevista semiestruturada e a observação como melhor caminho para o processo de recolha que se deu “in locus” com gestores de educação infantil. O estudo destacou, ao longo e no final do trabalho, todos os objetivos propostos e foi constatado que apesar dos esforços do município, passados por décadas, ainda a gestão escolar na rede de ensino tem muito que ser desenvolvida em relação à atuação dos profissionais nas atividades quotidianas nas entidades educacionais. Ainda se espera dessa pesquisa que os resultados possam contribuir para uma estrutura de práticas mais eficazes na reformulação de algumas ações de gestão pública.