ESECS - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Dissertações de Mestrado by advisor "Amiguinho, Abílio José Maroto"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Autarquias e escolas em meio ruralPublication . Palmeiro, Alda Marília dos Santos; Amiguinho, Abílio José MarotoO reordenamento do parque escolar originou o encerramento de muitas escolas 1º ciclo com reduzido número de alunos. As zonas rurais foram as mais afectadas pois viram desaparecer a única esperança de sobreviverem à desertificação a que estão votadas. As crianças vão sendo integradas em escolas maiores, multiculturais, nas quais, não raras vezes, a uniformização educativa teima em persistir por falta de meios. A evolução da nossa sociedade, nos diferentes âmbitos que constituem a sua complexa estrutura, tem levado à necessidade de reflectir e redefinir o lugar da escola e da educação. A presente dissertação tem como objectivo compreender quais os pressupostos que estão na base da manutenção das escolas rurais, a análise das consequências do encerramento das pequenas escolas em meio rural: efeitos no espaço rural; resultados no processo educativo; nos valores e nas tradições. Pretende-se ainda conhecer qual a importância da relação escola/autarquia no que se refere ao desenvolvimento local e compreender a importância das escolas rurais na rede escolar. Falar de escolas rurais, é também, inevitavelmente abordar o problema da ruralidade e da interioridade, é também percorrer o caminho das especificidades, das tradições e do desenvolvimento local que passam, em grande medida, pela escola.
- Escola - família - comunidade como factores promotores da resiliência educacional em jovens institucionalizados e ex-institucionalizadosPublication . Rodrigues, Sérgio Miguel de Jesus; Amiguinho, Abílio José MarotoA presente dissertação pretende inferir acerca dos fatores familiares, escolares e comunitários que poderão estar na origem do despertar ou despoletar da capacidade resiliente a nível educacional em jovens institucionalizados. Partindo da análise de seis testemunhos de jovens alunos que se encontram em situação de acolhimento e, de outros dois testemunhos de Jovens que já se encontraram na mesma situação de institucionalização. Pretende inferir-se acerca dos factores e/ou figuras que na visão e experiências vivenciadas por estes jovens nas distintas dimensões sociais em que se move, e que contribuíram para o despoletar de uma atitude resiliente face à instituição escolar. Esta dissertação apresenta-se como um estudo qualitativo no que concerne tanto às suas opções como ao seu processo metodológico.
- Formação de adultos pouco escolarizados em meio ruralPublication . Morujo, Maria João Miranda da Silva; Amiguinho, Abílio José MarotoO presente relatório decorreu no mestrado em Formação de Adultos e Desenvolvimento Local. Formação de adultos pouco escolarizados em meio rural, título do relatório, reflecte como é que adultos pouco escolarizados se formaram (ao mesmo tempo que pretende) compreender qual o motivo de terem frequentado a Iniciativa Novas Oportunidades. Todos estes adultos residem em meio rural, em Amieira do Tejo no Concelho de Nisa. Este projecto desenvolveu-se com um grupo de cinco adultos, todos reformados e que frequentaram a Iniciativa Novas Oportunidades que pertence ao Agrupamento de Escolas de Nisa. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa, nomeadamente a entrevista semi-estruturada. A escolha dos entrevistados teve em conta vários critérios: idade, género, o facto de todos terem frequentado as Novas Oportunidades e todos eles já se encontrarem reformados. As entrevistas permitiram recolher informação sobre o processo formativo de cada um, como percepcionaram as Novas Oportunidades e a escola e motivações de cada um. Como o objectivo deste estudo foi entender como é que adultos pouco escolarizados se formaram, desse modo procurou-se obter elementos sobre o processo de aprendizagem experiencial. Conclui-se que somente as três modalidades articuladas permitem que os adultos aprendam e construam os seus saberes e desenvolvam competências em diferentes situações e contextos. De uma forma geral pode-se concluir que os adultos entrevistados demonstraram e adquiriram competências, não apenas por via formal, mas também informal e experiencial ao longo das suas vidas. O facto de terem frequentado a Iniciativa Novas Oportunidades foi bastante positivo. Não só pelo facto de se reverem, mas também pelo convívio existentes entre eles e entre eles e os formadores. Todos são da opinião que a escola como a vida profissional são importantes, pois ambas se complementam.
- Projectos Escolares em Meio Rural : dar sentido aos projectos no refazer do laço social comunitárioPublication . Nunes, Andrelina da Conceição Costa; Amiguinho, Abílio José MarotoA presente dissertação tem como objecto inferir as intenções e os pressupostos que estão na origem e desenvolvimento de projectos com a comunidade nas escolas em meio rural, da região do nordeste alentejano. Partir para a realidade de seis EB1’s, através de testemunhos de professores que aí exerceram funções e da análise dos projectos aí desenvolvidos, à procura de toda e qualquer manifestação de diferença, que permita tirar ilações sobre os trabalhos aí desenvolvidos/realizados. De igual modo, inferir o entendimento que os professores têm desses projectos, as dimensões que privilegiam e em que medida os momentos de reflexão e de análise das suas práticas lhes permitiu compreender a sua acção e apropriar-se do seu sentido. Partindo do objecto central da dissertação, procura-se aferir até que ponto, as escolas em meio rural, regulam o seu campo de acção valorizando o trabalho que parte do diagnóstico dos problemas locais e a construção de parcerias de interdependência – constituição de redes de projectos com a participação e decisão dos interessados, defendendo uma alternativa de construção de políticas sociais, em detrimento de modelos de desenvolvimento centrados no crescimento económico. Esta dissertação apresenta-se como um estudo etnográfico, tanto ao nível das opções, como dos processos metodológicos.
- O racismo entre jovens institucionalizadosPublication . Miranda, José Jorge Pinheiro; Amiguinho, Abílio José MarotoA presente dissertação tem como objeto estudar o racismo entre jovens institucionalizados e pretendeu-se chegar ao mesmo objetivo através da bibliografia existente, especialmente virada para a juventude, dizendo o que pensa sobre o racismo, e visando outros países (como os EUA e o Brasil), tendo em especial atenção para o que se passa no resto da Europa e em Portugal, e quais as razões da existência do racismo. Na metodologia deste estudo, foi empregue o método qualitativo, através do qual se analisou seis entrevistas, para ver se há racismo entre jovens institucionalizados e se numa instituição há ou não racismo. Não há estudo conclusivo, só há leituras da realidade postas á prova.