IPAM - Lisboa
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Browsing IPAM - Lisboa by advisor "Agante, Luísa Cláudia Lopes"
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- Análise das Motivações de Escolha no Mercado dos Lares de Idosos em PortugalPublication . Pereira, Ricardo Manuel Macedo; Agante, Luísa Cláudia LopesEsta tese de mestrado tem como objetivo realizar a análise das motivações dos idosos para a escolha de um lar, e as principais condicionantes desse processo de decisão de compra. Os lares são uma das instituições mais procuradas em Portugal, devido às condições demográficas que o país apresenta de envelhecimento generalizado da população. Os lares necessitam por isso de ter um conhecimento do idoso e saber o que este procura de forma eficaz e célere, tendo em conta as várias questões que o rodeiam. Apesar deste ramo ter evoluído nos últimos anos, ainda não está fortemente desenvolvido e necessita de técnicas de Marketing para conseguir relacionar-se com o próprio idoso. Este estudo permite determinar que, na grande maioria dos casos, a escolha de um lar fica a cargo de um familiar do idoso, sendo este o principal decisor face à institucionalização do mesmo. Por outro lado, o idoso é institucionalizado nas idades compreendidas entre os 70 e os 85 anos, e procura ser institucionalizado sobretudo nas zonas litorais. A mensalidade (ligada ao que o idoso realmente paga sem ter em conta os gastos mensais extra efetuados pelo mesmo) que um idoso paga numa instituição encontra-se entre os 700 e os 900 euros mensais, sendo que na maioria dos casos são os seus familiares que os apoiam financeiramente para que consigam pagar a mensalidade da instituição. Por outro lado, há uma necessidade de redefinição do conceito de idoso que nos dias de hoje não pode estar relacionado apenas com o aspeto cronológico, devendo basear-se noutros critérios tais como o psicológico ou social. Com este trabalho podem as instituições pensar nas questões que devem ser alteradas de modo a que estas se adaptem da melhor forma às exigências da sociedade, dos idosos e dos próprios decisores.
- Estratégia de entrada da DoctorGummy no mercado português: estudo com criançasPublication . Bachu, Krupa Kiritkumar; Agante, Luísa Cláudia LopesO presente estudo tem como objetivo estudar o comportamento da criança enquanto consumidora e influenciadora dos pais na escolha do produto guloseimas, e avaliar a recetividade a uma nova marca, a DoctorGummy. Os principais objetivos são então: 1) Entender as marcas de guloseimas que os pais e as crianças conhecem, isto é, saber a relação delas com as marcas que existem no mercado. 2) Qual o critério de escolha dos pais em relação à nova marca: DoctorGummy, ou seja, se pretendem comprar a marca depois de a conhecerem ou se já a compravam, bem como, se as crianças têm influência nas compras. 3) Qual a perceção do preço no caso da marca DoctorGummy e se este é razoável ou não. 4) E ainda qual o impacto da guloseima ser anunciada como saudável, ou seja, saber a opinião dos pais sobre este conceito e se faz diferença ou não na compra de guloseimas. Estes objetivos são analisados na perspetiva dos pais e das crianças, neste caso, averiguando de que forma estas olham para as marcas de guloseimas e de como elas influenciam a compra dos pais. A pesquisa realizada na zona da Grande Lisboa utilizou quer métodos qualitativos, através de entrevistas a uma amostra de 10 adultos, pais com filhos no 1.º ciclo; e métodos quantitativos, através de um inquérito administrado a 101 crianças do 1.º ciclo de uma escola privada. Relativamente aos principais resultados obtidos, conclui-se que os pais conhecem várias marcas de guloseimas e poucos deles conhecem a marca DoctorGummy, mas mesmo assim, esta despertou-lhes a curiosidade para uma futura compra. Os pais costumam comprar guloseimas caso estas não sejam oferecidas por outras pessoas. No caso das crianças, conclui-se que na sua maioria dizem que têm influência na compra das guloseimas e conhecem várias marcas de guloseimas devido às cores e letras observadas. No entanto, poucas conhecem ainda a marca DoctorGummy. Após a experimentação do produto gostaram muito e muito provavelmente irão comprar ou pedir aos pais para comprarem.