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Esta tese de mestrado tem como objetivo realizar a análise das motivações dos idosos para a escolha de um lar, e as principais condicionantes desse processo de decisão de compra.
Os lares são uma das instituições mais procuradas em Portugal, devido às condições demográficas que o país apresenta de envelhecimento generalizado da população. Os lares necessitam por isso de ter um conhecimento do idoso e saber o que este procura de forma eficaz e célere, tendo em conta as várias questões que o rodeiam. Apesar deste ramo ter evoluído nos últimos anos, ainda não está fortemente desenvolvido e necessita de técnicas de Marketing para conseguir relacionar-se com o próprio idoso.
Este estudo permite determinar que, na grande maioria dos casos, a escolha de um lar fica a cargo de um familiar do idoso, sendo este o principal decisor face à institucionalização do mesmo. Por outro lado, o idoso é institucionalizado nas idades compreendidas entre os 70 e os 85 anos, e procura ser institucionalizado sobretudo nas zonas litorais. A mensalidade (ligada ao que o idoso realmente paga sem ter em conta os gastos mensais extra efetuados pelo mesmo) que um idoso paga numa instituição encontra-se entre os 700 e os 900 euros mensais, sendo que na maioria dos casos são os seus familiares que os apoiam financeiramente para que consigam pagar a mensalidade da instituição. Por outro lado, há uma necessidade de redefinição do conceito de idoso que nos dias de hoje não pode estar relacionado apenas com o aspeto cronológico, devendo basear-se noutros critérios tais como o psicológico ou social.
Com este trabalho podem as instituições pensar nas questões que devem ser alteradas de modo a que estas se adaptem da melhor forma às exigências da sociedade, dos idosos e dos próprios decisores.
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Idoso Instituição Marketing
