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Análise das Motivações de Escolha no Mercado dos Lares de Idosos em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAgante, Luísa Cláudia Lopes
dc.contributor.authorPereira, Ricardo Manuel Macedo
dc.date.accessioned2016-12-16T17:59:31Z
dc.date.available2016-12-16T17:59:31Z
dc.date.issued2016-10-21
dc.description.abstractEsta tese de mestrado tem como objetivo realizar a análise das motivações dos idosos para a escolha de um lar, e as principais condicionantes desse processo de decisão de compra. Os lares são uma das instituições mais procuradas em Portugal, devido às condições demográficas que o país apresenta de envelhecimento generalizado da população. Os lares necessitam por isso de ter um conhecimento do idoso e saber o que este procura de forma eficaz e célere, tendo em conta as várias questões que o rodeiam. Apesar deste ramo ter evoluído nos últimos anos, ainda não está fortemente desenvolvido e necessita de técnicas de Marketing para conseguir relacionar-se com o próprio idoso. Este estudo permite determinar que, na grande maioria dos casos, a escolha de um lar fica a cargo de um familiar do idoso, sendo este o principal decisor face à institucionalização do mesmo. Por outro lado, o idoso é institucionalizado nas idades compreendidas entre os 70 e os 85 anos, e procura ser institucionalizado sobretudo nas zonas litorais. A mensalidade (ligada ao que o idoso realmente paga sem ter em conta os gastos mensais extra efetuados pelo mesmo) que um idoso paga numa instituição encontra-se entre os 700 e os 900 euros mensais, sendo que na maioria dos casos são os seus familiares que os apoiam financeiramente para que consigam pagar a mensalidade da instituição. Por outro lado, há uma necessidade de redefinição do conceito de idoso que nos dias de hoje não pode estar relacionado apenas com o aspeto cronológico, devendo basear-se noutros critérios tais como o psicológico ou social. Com este trabalho podem as instituições pensar nas questões que devem ser alteradas de modo a que estas se adaptem da melhor forma às exigências da sociedade, dos idosos e dos próprios decisores.pt_PT
dc.identifier.tid201430185pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16855
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIdosopt_PT
dc.subjectInstituiçãopt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.titleAnálise das Motivações de Escolha no Mercado dos Lares de Idosos em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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