ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Belo, Sandra Isabel"
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- A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA: AS PERCEÇÕES DE PAIS, MÃES E DAS EDUCADORAS DE INFÂNCIA ACERCA DO ENVOLVIMENTO PARENTAL NO JARDIM DE INFÂNCIAPublication . Gualdino, Tânia Isabel; Belo, Sandra IsabelO presente estudo, realizado no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência de Educação Pré-Escolar, recai sobre a temática da relação família-escola. A relação família - escola tem sido abordada por diversos autores, que constataram que quando existe uma relação entre a família e escola esta traz benefícios a longo prazo para o desenvolvimento da criança. Deste modo, e com o intuito de perceber de que forma se dá o envolvimento parental e quais os seus benefícios, delineamos a seguinte pergunta inicial “Quais as percecões dos pais, das mães e das educadoras de infância acerca do envolvimento parental na escola, nomeadamente no jardim de infância? De maneira a responder à questão inicial, estabeleceram-se os seguintes objetivos: conhecer as perceções das educadoras de infância acerca do envolvimento parental no jardim de infância; conhecer as perceções dos pais e das mães acerca do envolvimento parental no jardim de infância; conhecer se, do ponto de vista das educadoras de infância, os pais vão à escola em resposta a iniciativas dos profissionais ou por iniciativa própria; conhecer se, do ponto de vista dos pais, eles vão à escola por sua iniciativa ou a pedido das educadoras de infância. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, realizando um estudo de caso, com recurso a instrumentos de natureza quantitativa, tendo sido usado para a recolha de dados os inquéritos por questionários QEPJI (Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de infância) versão pais, QEPJI versão educadoras de infância (Carapito; Pereira, 2008). Para a análise estatística dos dados, recorreu-se ao programa SPSS (Statistical Package for the Social Science). Os dados obtidos permitiram concluir que existem diferenças significativas entre as perceções das educadoras de infância e dos pais e que ambos têm consciência da importância da relação família-escola andarem de mãos dadas. Um maior envolvimento por parte dos pais no processo educativo dos filhos tem influência direta no desenvolvimento da criança (Hoover-Dempsey et al., 2005).