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- A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA: AS PERCEÇÕES DE PAIS, MÃES E DAS EDUCADORAS DE INFÂNCIA ACERCA DO ENVOLVIMENTO PARENTAL NO JARDIM DE INFÂNCIAPublication . Gualdino, Tânia Isabel; Belo, Sandra IsabelO presente estudo, realizado no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência de Educação Pré-Escolar, recai sobre a temática da relação família-escola. A relação família - escola tem sido abordada por diversos autores, que constataram que quando existe uma relação entre a família e escola esta traz benefícios a longo prazo para o desenvolvimento da criança. Deste modo, e com o intuito de perceber de que forma se dá o envolvimento parental e quais os seus benefícios, delineamos a seguinte pergunta inicial “Quais as percecões dos pais, das mães e das educadoras de infância acerca do envolvimento parental na escola, nomeadamente no jardim de infância? De maneira a responder à questão inicial, estabeleceram-se os seguintes objetivos: conhecer as perceções das educadoras de infância acerca do envolvimento parental no jardim de infância; conhecer as perceções dos pais e das mães acerca do envolvimento parental no jardim de infância; conhecer se, do ponto de vista das educadoras de infância, os pais vão à escola em resposta a iniciativas dos profissionais ou por iniciativa própria; conhecer se, do ponto de vista dos pais, eles vão à escola por sua iniciativa ou a pedido das educadoras de infância. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, realizando um estudo de caso, com recurso a instrumentos de natureza quantitativa, tendo sido usado para a recolha de dados os inquéritos por questionários QEPJI (Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de infância) versão pais, QEPJI versão educadoras de infância (Carapito; Pereira, 2008). Para a análise estatística dos dados, recorreu-se ao programa SPSS (Statistical Package for the Social Science). Os dados obtidos permitiram concluir que existem diferenças significativas entre as perceções das educadoras de infância e dos pais e que ambos têm consciência da importância da relação família-escola andarem de mãos dadas. Um maior envolvimento por parte dos pais no processo educativo dos filhos tem influência direta no desenvolvimento da criança (Hoover-Dempsey et al., 2005).
- Idosos que cuidam de idosos: a espiritualidade e a satisfação com a vida aliada aos cuidados informais a idososPublication . Silva, João Paulo Caldeira; Cordeiro, RaúlNum país cada vez mais envelhecido, torna-se importante explorar novas abordagens, em especial, a realização de estudosna área da gerontologia, nomeadamente nos cuidados informais prestados por idosos a pessoas idosas dependentes. As áreas escolhidas para a realização desta investigação, passam pela Espiritualidade e pela Satisfação com a Vida, nomeadamente sobre a sua importância nos cuidados informais. Para a realização deste estudo foi concretizado um estudo exploratório e correlacional em que foram aplicados 18 inquéritos a 18 cuidadores idosos no concelho de Elvas e de Campo Maior. Como objetivo principal deste estudo pretende-se compreender de que forma a Espiritualidade e a Satisfação com a vida influenciam nos cuidados informais prestados pelo cuidador idoso a idosos dependentes. Foram igualmenteelencados os seguintes objetivos específicos: - Compreender a dimensão da espiritualidade nos cuidados informais; - Identificar as necessidades de suporte formal ou informal dos cuidadores; - Identificar a correlação entre a Espiritualidade e a Satisfação com a vida de cuidadores informais idosos de pessoas idosas; Foi possível fazer o levantamento das necessidades de suporte formal, nos serviços de saúde e serviço social, e das necessidade de suporte informal. No que concerne às correlações significativas,foram identificadas duas, uma correlação estatisticamente positiva entre a Espiritualidade/Crenças e Género e uma correlação positiva entre a a Satisfação com a Vida e Estado Civil.
- Unidade Local de Proteção Civil da Junta da Freguesia de AljezurPublication . Henriques, Henrique; Gomes, ArturComo presidente da Junta de Freguesia de Aljezur e Oficial na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, parece-me prudente propor e desenvolver um modelo de organização funcional para uma Unidade Local de Proteção Civil nessa mesma freguesia. Desta forma, poderei contribuir para a melhoria dos serviços de proteção e socorro, contribuindo para um território mais resiliente. Durante as situações de emergência as autarquias locais são as primeiras da linha de resposta, tendo, muitas vezes, sobre si, uma grande responsabilidade, que se depara com uma capacidade insuficiente para lidar com as circunstâncias. As autarquias estão igualmente na linha da frente quando se trata de planear, antecipar e reduzir os riscos de acidentes graves ou catástrofes, implementando e atuando nos sistemas de aviso e alerta. Em muitos casos, a revisão das atribuições, responsabilidades e alocação de recursos é necessária para ampliar a capacidade de resposta das autarquias locais a todos esses desafios. Assim, este trabalho pretende apresentar um modelo padrão de organização e funcionamento das Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) no contexto territorial das freguesias, contribuindo para prevenir ou minimizar situações de risco e atenuar os seus efeitos. Desta forma, serão elencadas as estratégias que deverão ser efetivadas para uma possível prevenção e mitigação do risco, bem como recomendações e propostas de aplicação de boas práticas de resiliência, que vão ao encontro da criação da Unidade Local Proteção Civil de Freguesia de Aljezur, onde serão desenvolvidos projetos e parcerias.