UE - TDM - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing UE - TDM - Teses de Doutoramento by advisor "Gonçalves, Fernando"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem em simulacros e a aquisição de competências na gestão de catástrofesPublication . Godinho, Cátia Sofia Silva Leitão; Gonçalves, Fernando; Rosado, DavidA utilização da simulação como treino para uma situação real, pode ir muito além das questões do socorro e das mais diversas áreas de proteção civil, até, sem sentido lato, às emergentes abordagens no contexto da gestão de empresas. Este estudo pretendeu evidenciar a importância da simulação no domínio do safety, não só como veículo de aprendizagem, mas também de gestão do risco em cenários de crise. Apoiados numa unidade de análise com 98 elementos das valências da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e colocando criteriosamente essa amostra em cenários simulados, foi possível constatar, através da análise qualitativa, que existem fatores que condicionam, de forma inequívoca, o sucesso dos simulacros e que passam pela noção mental do tempo, predisposição dos participantes e trabalho de equipa. Esta última alusão aparece como sendo da máxima importância, designadamente ao permitir a criação de rotinas e a mecanização de procedimentos, que podem depois ser replicados em qualquer local, sendo esta replicação o produto da repetição continuada, nada despicienda neste tipo de matérias. O líder, e, mais especificamente, as questões de liderança, aparecem igualmente como relevantes pelo papel que aquele desempenha ao longo do processo. Sobretudo numa latitude como esta, estrutura e ação são peças indissociáveis, o mesmo acontecendo com a relação direta entre estatuto e papel. Da análise qualitativa foi possível verificar que a boa execução e o consequente adequado resultado de um simulacro depende da relação que os participantes estabelecem com o líder, neste caso, materializado no papel de delegado de segurança. Neste estudo, a aprendizagem aparece como causa e consequência da gestão (do conhecimento) do risco: a aprendizagem resulta da partilha e do uso do conhecimento, que por sua vez é um produto da aprendizagem. Numa outra vertente, este estudo espelha que embora a haja uma associação relevante entre o treino e a preparação para o risco, a análise quantitativa revela-nos que o objetivo de garantir uma população bem preparada para o risco não é plenamente alcançado com a realização de simulacros, sendo sugeridos caminhos para ultrapassar esta realidade.
- Cross-buying: estratégia bancária para desafios do open banking em PortugalPublication . Costa, Rui Miguel Martins Murta da; Gonçalves, FernandoO setor bancário tradicional em Portugal enfrenta desafios significativos com o aparecimento do open banking, impulsionado por mudanças regulatórias como a Segunda Diretiva de Serviços de Pagamento (PSD2). O open banking permite que terceiras partes acedam a dados bancários dos clientes, aumentando a concorrência e exigindo serviços mais personalizados e inovadores. Este estudo investiga os fatores que influenciam as intenções de cross-buying dos clientes nesse novo ambiente regulatório e tecnológico. O problema de investigação aborda como a confiança, satisfação, conveniência, qualidade do serviço, equidade de pagamento e conflitos percebidos afetam as intenções de crossbuying num contexto de open banking. Adotou-se uma abordagem quantitativa e relacional, utilizando dois questionários dirigidos a clientes de instituições financeiras. O modelo conceptual foi testado através de regressão linear múltipla e regressão logística binária, complementado por análise de clusters e correlações bivariadas. Os principais resultados revelam o impacto significativo dos constructos preditores nas intenções de cross-buying e o efeito moderador do ambiente de open banking. Os resultados destacam como o novo cenário regulatório e tecnológico influencia os comportamentos de cross-buying dos clientes. Estas perceções podem auxiliar os bancos tradicionais de retalho a melhorar as suas estratégias de retenção e personalização de ofertas para permanecer competitivos num contexto open banking. Esta tese oferece contribuições para a compreensão da interação entre cross-buying e open banking, apresentando recomendações práticas para que as instituições financeiras tradicionais possam obter uma vantagem estratégica na disputa de um novo mercado cada vez mais aberto.
- Impact of a detailing restriction policy on prescription behaviorPublication . Valente, António José Carreira; Saur-Amaral, Irina; Gonçalves, FernandoIn the pharmaceutical industry, physicians control more than four fifths of health care expenditures, situation leading to a high investment of the pharmaceutical companies in marketing, aiming to influence phsyicians in their prescription behavior. Marketing-related factors influencing prescription behavior include detailing and detailing ceilings are a form of government-imposed regulation on companies’ promotion. Counterfactual simulations made by previous researchers suggest that a detailing ceiling may have a negative effect on drugs sales. Our thesis focuses on the impact of detailing ceilings on physicians’ prescription behavior, contributing to this stream of research. We used a mixed method approach, starting with a quantitative phase using a time series of drug sales and promotion investments (IQVIA). We used four models applied by Leeflang & Wieringa (2010) and applied seven other models to 18 products in four markets. We performed a series break test on detailing elasticities (before and after the ceiling). We then made 20 in-depth interviews with officers from the pharmaceutical market, to understand the quantitative results.
- O Recrutamento Militar Voluntário. Atração e Atratividade das Forças Armadas PortuguesasPublication . Almeida, José Manuel Peres de; Gonçalves, Fernando; Santos, José Paulo Marques dosCom a implementação do serviço militar baseado no voluntariado, as Forças Armadas Portuguesas têm-se deparado com dificuldades em atrair potenciais candidatos para prestar serviço nos regimes de voluntariado e de contrato e com o consequente problema da falta de efetivos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os fatores a que devem atender as Forças Armadas para potenciar a capacidade de atração, para a prestação de serviço militar nos regimes de voluntariado e de contrato, face à atratividade percecionada pelos potenciais candidatos. Tendo em consideração os estudos já desenvolvidos nesta área, efetua-se uma investigação mais abrangente do recrutamento militar voluntário, agregando e aprofundando os contributos já existentes. Além do contexto externo, analisa-se a perspetiva dos potenciais candidatos e da atratividade e a perspetiva organizacional e da atração. Para tal, recorreu-se a uma investigação baseada em métodos mistos, qualitativos e quantitativos e a uma triangulação concorrente. Através de uma abordagem qualitativa, relativa ao nível organizacional, baseada numa análise temática sobre as Forças Armadas Portuguesas, foram identificados fatores a que deve atender a organização do recrutamento militar, que potenciam a atração. Recorrendo a uma abordagem quantitativa, de dados obtidos pelos questionários dos jovens que participaram no Dia da Defesa Nacional, foram identificados padrões associados à atratividade das Forças Armadas e construído um modelo explicativo da intenção de ingresso. Da triangulação das duas abordagens resultaram os fatores a que devem atender as Forças Armadas, para potenciar a capacidade de atração, face à atratividade percecionada pelos potenciais candidatos. Além dos contributos para um melhor conhecimento do problema existente e para a adaptação da estrutura do recrutamento militar à atual realidade social e das novas gerações, os resultados permitem concluir que para potenciar a atração, as Forças Armadas devem apostar na sua atratividade.