UE - TDM - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing UE - TDM - Teses de Doutoramento by advisor "Costa, Carla Gomes da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A diferenciação do candidato na Era Digital: proposta de uma estrutura baseada nas Competências Comportamentais e HumanasPublication . Correia, Ana Margarida Partidário Pereira; Costa, Carla Gomes da; Rkibi, TawfiqAo capital humano é atribuída uma importância vital para a criação da proposta de valor única das empresas. Por esta razão, a aquisição de talento qualificado tornou-se uma atividade central das organizações que procuram soluções fidedignas e ágeis para realizar a triagem curricular dos candidatos; não só identificando e validando competências como antevendo a compatibilidade com a sua cultura organizacional. Por sua vez, conscientes da elevada concorrência que enfrentam, diferenciar-se no processo de recrutamento online tornou-se uma preocupação dos candidatos que continuam a utilizar o curriculum vitae como primeira abordagem às empresas. Os investigadores questionam qual deverá ser a estrutura curricular para uma triagem curricular adequada sugerindo contemplar a informação comportamental dos candidatos para além da sua informação técnica. Assim, esta investigação, qualitativa e exploratória, propõe uma nova estrutura de curriculum vitae que contempla o mapeamento das competências comportamentais e humanas dos indivíduos com o intuito de alcançar uma triagem curricular que compreenda a diferença entre os profissionais e proporcione a antevisão da sua adequação à cultura organizacional das empresas antes da contratação. Para tal, foi aplicado um processo indutivo genérico através do qual se realizaram entrevistas com 7 especialistas, 28 recrutadores e 5 candidatos, um questionário a 221 recrutadores e um grupo focal com 4 gestores de marca. Foram ainda comparadas 2 estruturas de curriculum vitae. Estas atividades sustêm o Modelo de Triagem Curricular Baseada nas Competências Comportamentais e Humanas que nutre a proposta da Estrutura Curricular Baseada nas Competências Comportamentais e Humanas testada com 1.039 utilizadores e 2 empresas por meio de uma plataforma digital.