Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Orquestra de cordofones no 1ยบ ciclo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projeto Educativo.pdf376.9 KBAdobe PDF Download
Planificaรงรตes.pdf102.68 KBAdobe PDF Download
Letra - Cai a Neve.pdf21.43 KBAdobe PDF Download
Letra - Danรงa de Roda.pdf25.37 KBAdobe PDF Download
Partitura - Cai Neve.pdf424.42 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Projeto โ€œOrquestra de Cordofones no 1.ยบ Ciclo: Aprendizagens musicais e sociaisโ€, tem por objetivo a aprendizagem coletiva do Bandolim, junto com os Braguinhas e acompanhamento da Guitarra Clรกssica, realizado nas atividades de enriquecimento curricular duma escola do 1.ยบ ciclo de Ensino Bรกsico situada na Regiรฃo Autรณnoma da Madeira (R.A.M.). Com este projeto pretendemos aferir quais as aprendizagens musicais e sociais, durante a aprendizagem do novo instrumento, o Bandolim, bem como as motivaรงรตes dos alunos quanto ร  sua implementaรงรฃo na sala de aula. Jรก existem experiรชncias relativamente a esta temรกtica, como o caso dos professores Teresa Leรฃo, Catarina Gomes, Helena Sousa e Norberto Cruz, que todos eles desenvolveram os seus projetos em prol dos cordofones. Tentaram implementar nas escolas e/ou associaรงรตes o instrumento Bandolim, para que este fosse desenvolvido individualmente ou em grupo pelas crianรงas, como em pequena orquestra. Tal como este projeto, a Catarina Gomes desenvolveu o seu projeto juntamente com outro instrumento, o Braguinha. O referido projeto foi desenvolvido num colรฉgio privado, Escola Donaolga de Brito, situado na zona da Achada, Funchal e envolveu uma turma de 3.ยบ ano do 1ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico em atividade de Enriquecimento Curricular. Esta investigaรงรฃo-aรงรฃo, de carรกter qualitativo, procurou identificar quais as aprendizagens musicais e as aprendizagens sociais que foram desenvolvidas pelos alunos ao longo das dez semanas. Os resultados obtidos apontam para a validaรงรฃo deste projeto por ser notรณrio o sucesso e a satisfaรงรฃo dos alunos, como tambรฉm da importรขncia do duplo papel professor/mรบsico profissional, tendo este sido reconhecido pelas crianรงas. As principais conclusรตes do presente projeto apontam para um acrรฉscimo de aprendizagens musicais e aprendizagens sociais ร s crianรงas, como tambรฉm para um elevado nรญvel de motivaรงรฃo, tanto individual como em grupo.
The Research project "Chordophones Orchestra in Elementary Schools: Musical and Social Skills", aims to the collective learning of the mandolin, along with Braguinhas and monitoring of Classical Guitar, held in curriculum enrichment activities in an Elementary school located in Regiรฃo Autรณnoma da Madeira with this project we intend to assess which musical and social skills are developed, during the learning process of the new instrument, the Mandolin, as well as the students motivations about its implementation in the classroom. There are previous experiences on this matter. Some teachers like Teresa Leon , Catarina Gomes, Helena Sousa and Norberto Cruz, have already developed their projects using string instruments, by trying to implement the Mandolin instrument in their schools and / or associations, individually , in groups, or in a small orchestra. Catarina Gomes also developed a similar project along with another instrument, the Braguinha. The following project was developed in a private school, Donaolga de Brito School, located at Achada, Funchal, with fourteen students of a 3rd grade classroom as a Curricular Enrichment activity. This action-research approach sought to identify the musical and social skills that were developed by the students during the ten weeks project. The results point to the validation of this project due to the notorious success and the satisfaction of students, but also the importance of the teacher / professional musician double role, being the latter recognized by the children. The main conclusions of this project point to an increase of musical and social skills by the children, but also for a high level of motivation, both individually and in groups.

Description

Keywords

Bandolim Partilha Aprendizagens musicais e aprendizagens sociais Motivaรงรตes Papel do professor/mรบsico profissional Mandolin Sharing Musical and social skills Motivation Role of the teacher/professional musician Relatรณrio de projeto de investigaรงรฃo Relatรณrio de estรกgio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue