Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.14 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório resulta de um estudo de caso enquadrado numa perspetiva de investigação qualitativa de educação, realizado durante a prática docente, no ano letivo de 2023/2024, numa escola básica do município da Moita.
Tendo como destinatários os docentes do 1.º CEB, estabeleceu-se como questão de partida “Qual é a perspetiva dos docentes em relação ao ensino da História no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”, tendo como objetivos específicos: conhecer a perceção dos docentes em relação à importância do ensino da História no 1.º CEB; identificar e analisar os normativos e diretrizes para o ensino da História no 1.º CEB; compreender as metodologias de ensino utilizadas pelos docentes; explorar os materiais utilizados pelos docentes; e analisar os métodos de avaliação implementados.
Este estudo enquadra-se na investigação qualitativa adotando o estudo de caso como estratégia primordial. Para esta pesquisa foi utilizada a entrevista semiestruturada, utilizando-se como instrumento de recolha de dados o guião de entrevista. Os dados foram sujeitos a análise de conteúdo.
Da análise dos dados, foi possível verificar que todas as docentes valorizam o ensino da História no 1.º CEB. Globalmente, constatou-se a mobilização de metodologias e estratégias, a par dos recursos, dinâmicas e que cativassem os alunos, procurando ir ao encontro dos seus interesses e possibilitando aprendizagens (mais) significativas. No que se refere à avaliação, as professoras tentam diversificar os instrumentos utilizados, de modo a potenciar os resultados obtidos pelos alunos.
Description
Keywords
Ensino da História Perceções Docentes Ensino Básico 1º Ciclo