Publication
O ensino da História no 1.º ciclo do ensino básico. A perceção dos docentes.
dc.contributor.advisor | Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960- | |
dc.contributor.author | Mendes, Ana Filipa Quintas | |
dc.date.accessioned | 2024-11-15T13:58:48Z | |
dc.date.available | 2024-11-15T13:58:48Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O presente relatório resulta de um estudo de caso enquadrado numa perspetiva de investigação qualitativa de educação, realizado durante a prática docente, no ano letivo de 2023/2024, numa escola básica do município da Moita. Tendo como destinatários os docentes do 1.º CEB, estabeleceu-se como questão de partida “Qual é a perspetiva dos docentes em relação ao ensino da História no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”, tendo como objetivos específicos: conhecer a perceção dos docentes em relação à importância do ensino da História no 1.º CEB; identificar e analisar os normativos e diretrizes para o ensino da História no 1.º CEB; compreender as metodologias de ensino utilizadas pelos docentes; explorar os materiais utilizados pelos docentes; e analisar os métodos de avaliação implementados. Este estudo enquadra-se na investigação qualitativa adotando o estudo de caso como estratégia primordial. Para esta pesquisa foi utilizada a entrevista semiestruturada, utilizando-se como instrumento de recolha de dados o guião de entrevista. Os dados foram sujeitos a análise de conteúdo. Da análise dos dados, foi possível verificar que todas as docentes valorizam o ensino da História no 1.º CEB. Globalmente, constatou-se a mobilização de metodologias e estratégias, a par dos recursos, dinâmicas e que cativassem os alunos, procurando ir ao encontro dos seus interesses e possibilitando aprendizagens (mais) significativas. No que se refere à avaliação, as professoras tentam diversificar os instrumentos utilizados, de modo a potenciar os resultados obtidos pelos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203721799 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/52810 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino da História | pt_PT |
dc.subject | Perceções | pt_PT |
dc.subject | Docentes | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.title | O ensino da História no 1.º ciclo do ensino básico. A perceção dos docentes. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo de Ensino Básico | pt_PT |