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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Enquadramento e objetivo: O Bloco Operatório (BO) é um local dominado pelo stresse, que,
aliado a insatisfação profissional pode levar ao desgaste físico/mental. Isto deve-se também
à ausência de apoio das Organizações, o que conduz a uma elevada rotatividade e
incapacidade de reter os seus melhores profissionais. O mentoring pode ser uma estratégia
de melhorar a retenção de pessoal, levando a resultados clínicos e organizacionais positivos.
Neste sentido, o objetivo deste estudo foi mapear as evidências científicas e académicas
sobre Programas de Mentoria para enfermeiros no contexto bloco operatório.
Métodos e materiais: Scoping review realizada de acordo com os critérios de elegibilidade
sugeridos pelo Joanna Briggs Institute: população (enfermeiros); conceito (programas de
mentoring) e contexto (bloco operatório). A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de
dados MEDLINE (via PubMed), CINAHL Complete (via EBSCOhost), Scielo, Cochrane (Central
Register of Controlled Trials, Database of Systematic Reviews and Methodology Register) (via
EBSCOhost), LILACS e MedicLatina (via EBSCOhost). Como critérios de inclusão foram
incluídos todos os estudos que dessem resposta à questão de partida sem restrições quanto ao seu
desenho ou limite temporal, que os participantes fossem exclusivamente Enfermeiros em contexto de
Bloco Operatório. Como critério de exclusão, foram eliminados todos os artigos aos quais não se
conseguisse o acesso ao texto integral do artigo.
Resultados: Da análise dos estudos emergiram seis categorias: transferência e gestão de
conhecimento, aprendizagem personalizada, desenvolvimento de competências,
crescimento profissional e desenvolvimento de redes de relacionamento e gestão de
situações desafiadoras.
Conclusão: Os programas de mentoria emergem como uma ferramenta fundamental na
capacitação e desenvolvimento contínuo de enfermeiros que atuam em bloco operatório. A
analise dos estudos revelam a diversidade de abordagens possíveis, desde a implementação
prática até estratégias de recrutamento e retenção. Ao integrar essas perspetivas, é possível
desenvolver programas de mentoring mais abrangentes e adaptáveis, contribuindo para a
qualidade do atendimento e satisfação profissional dos enfermeiros em ambientes
desafiadores como o bloco operatório. Da avaliação global destes programas resulta a
convicção de que a sua implementação tem um efeito positivo na integração dos novos
profissionais.
Description
Keywords
Mentoria Preceptoria Bloco Operatório Enfermeiro
Citation
Publisher
Escola Superior de Saúde Norte Cruz Vermelha Portuguesa