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Proposta de Implementação de Balanced Scorecard Numa Instituição Pública: caso Direção Geral De Contribuições e Impostos, Guiné-Bissau

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Abstract(s)

O objetivo de Balanced Scorecard é determinar a contribuição de uma parte da instituição para toda a organização, ou seja, fornecer uma base para avaliar o desempenho de cada gestor, motivando os gestores a gerir departamentos alinhados com os principais objetivos da instituição. O presente trabalho inicia-se com a revisão bibliográfica para saber como implementar o Balanced Scorecard na administração pública e conhecer as suas vantagens e dificuldades de implementação, ou seja, explorar os trilhos de investigação gerados por outros trabalhos de investigação, indicado em artigos científicos, livros, dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Este trabalho tem dois objetivos principais, o primeiro é demonstrar a importância do Balanced Scorecard para o desempenho da organização e segundo é apresentar a possibilidade de implementação do Balanced Scorecard numa instituição pública, caso Direção Geral de Contribuições e Impostos, Guiné-Bissau. Para alcançar os principais objetivos, recorreu-se a uma investigação qualitativa, tendo por base entrevistas e questionários aos funcionários da Direção-Geral de Contribuições e Impostos da Guiné-Bissau e demais contribuintes (familiares, amigos e outros), por forma a se compreender a forma como os contribuintes veem essa instituição e quais as perspetivas para o futuro.

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Balanced Scorecard Administração pública Desempenho organizacional Indicadores financeiros Não financeiros Mapa estratégico

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