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Abstract(s)
O objetivo de Balanced Scorecard é determinar a contribuição de uma parte da instituição
para toda a organização, ou seja, fornecer uma base para avaliar o desempenho de cada
gestor, motivando os gestores a gerir departamentos alinhados com os principais objetivos
da instituição.
O presente trabalho inicia-se com a revisão bibliográfica para saber como implementar o
Balanced Scorecard na administração pública e conhecer as suas vantagens e dificuldades
de implementação, ou seja, explorar os trilhos de investigação gerados por outros trabalhos
de investigação, indicado em artigos científicos, livros, dissertações de mestrado e teses de
doutoramento.
Este trabalho tem dois objetivos principais, o primeiro é demonstrar a importância do
Balanced Scorecard para o desempenho da organização e segundo é apresentar a
possibilidade de implementação do Balanced Scorecard numa instituição pública, caso
Direção Geral de Contribuições e Impostos, Guiné-Bissau.
Para alcançar os principais objetivos, recorreu-se a uma investigação qualitativa, tendo por
base entrevistas e questionários aos funcionários da Direção-Geral de Contribuições e
Impostos da Guiné-Bissau e demais contribuintes (familiares, amigos e outros), por forma a
se compreender a forma como os contribuintes veem essa instituição e quais as perspetivas
para o futuro.
Description
Keywords
Balanced Scorecard Administração pública Desempenho organizacional Indicadores financeiros Não financeiros Mapa estratégico