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Authors
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Abstract(s)
Foram analisados os efeitos da precisão da informação de retorno sobre o
resultado (IRR) ou conhecimento de resultados em crianças, com diferentes níveis de
desenvolvimento (8 e 11 anos), na aprendizagem de uma habilidade motora, que consistia
em lançar um disco metálico a deslizar numa mesa para acertar num alvo. Participaram,
voluntariamente, 40 crianças, com 8,96+1,05 anos de idade e 40 crianças, com 11,26+0,75
anos de idade, sem experiência prévia na tarefa. Foram organizados quatro grupos
experimentais, sendo manipulada a variável IRR, nos 60 ensaios da aquisição: grupos de
pouca precisão de IRR (GPP8 e GPP11) e grupos de muita precisão de IRR (GMP8 e GMP11).
Cada grupo fez ainda 30 ensaios, sem IRR (10 por teste): transfer imediato, retenção e
transfer a uma semana. Usou-se o erro absoluto (EA) como variável dependente, sendo
calculados blocos de 5 ensaios cada. A comparação do nível de desempenho nos diferentes
blocos de ensaio com os quatro grupos experimentais, em cada uma das quatro fases, foi
efetuada usando a ANOVA two-way. Não foram detectadas diferenças estatisticamente
significativas entre os grupos, apesar do GMP11 apresentar melhores resultados na fase de
aquisição. Os resultados permitem concluir que o efeito do aumento da precisão de IRR não
se manifestou positivo na performance (aquisição) e aprendizagem (retenção e transfer)
motora da tarefa por crianças com níveis de desenvolvimento distintas e submetidas a
diferentes níveis de precisão de IRR.
Description
Keywords
Aprendizagem e Controlo Motor Informação de Retorno sobre o Resultado Feedback Precisão da IRR Desenvolvimento Motor