Repository logo
 

ISPG - CID - Politécnica

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 54
  • AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E NOMEAÇÃO DE CARGOS DE CONFIANÇA NO IFMT
    Publication . Lima, Vanessa; Morais, José C.; Andrês, Adelina
    A nomeação de cargos de confiança na rede federal de ensino; regida pela Lei nº 8.112/1990; é limitada a servidores efetivos. Esta pesquisa analisa o impacto da gestão no IFMT-SVC na nomeação desses cargos; propondo um modelo de gestão por competências. Utilizou-se um estudo de caso quantitativo com 25 servidores. Os resultados mostram a ausência de critérios formais de gestão por competências; com nomeações baseadas em relações pessoais e falta de um programa estruturado. As limitações incluem o tamanho reduzido da amostra e uma greve durante a coleta de dados. Este estudo é pioneiro no campus; destacando a necessidade de institucionalização e capacitação para desenvolver competências e promover transparência na gestão
  • AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E NOMEAÇÃO DE CARGOS DE CONFIANÇA NO IFMT
    Publication . Lima, Vanessa; Morais, José C.; Andrês, Adelina
    A nomeação de cargos de confiança na rede federal de ensino; regida pela Lei nº 8.112/1990; é limitada a servidores efetivos. Esta pesquisa analisa o impacto da gestão no IFMT-SVC na nomeação desses cargos; propondo um modelo de gestão por competências. Utilizou-se um estudo de caso quantitativo com 25 servidores. Os resultados mostram a ausência de critérios formais de gestão por competências; com nomeações baseadas em relações pessoais e falta de um programa estruturado. As limitações incluem o tamanho reduzido da amostra e uma greve durante a coleta de dados. Este estudo é pioneiro no campus; destacando a necessidade de institucionalização e capacitação para desenvolver competências e promover transparência na gestão.
  • PLANEAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
    Publication . Silva, Marcelo; Andrês, Adelina; Morais, José C.
    A autoavaliação institucional no Brasil é um processo reflexivo que envolve a comunidade académica; coordenado pela Comissão Própria de Avaliação; conforme a Lei n.º 10.861/2004. Este estudo analisa a sua influência da autoavaliação institucional no planeamento estratégico do Instituto Federal de Educação; Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Adotando uma metodologia mista; exploratória; bibliométrica e documental; combinando abordagens qualitativas e quantitativas; foi realizado um inquérito por questionário a servidores da Instituição. Os resultados mostram que a autoavaliação institucional é reconhecida como essencial para o planeamento estratégico; mas as ações dos gestores atendem parcialmente ao Plano de Desenvolvimento Institucional e a relatórios de auatoavaliação. Propõe-se para pesquisa futuras; um framework alinhado ao planeamento estratégico para gerar indicadores robustos; aprimorar decisões estratégicas e tornar as intervenções mais eficazes nas diretorias e pró-reitorias.
  • PLACAS GRÁFICAS – RAY TRACING
    Publication . Sá, João; Lopes, José; Ribeiro, Leonel; Marques, Manuel
    O Ray Tracing é uma técnica de renderização que simula a iluminação em 3D, reproduzindo o comportamento natural da luz, e é considerado o método mais preciso para criar efeitos realistas, como sombras e reflexos. Utilizado em placas gráficas avançadas, como no Cyberpunk 2077, proporciona gráficos imersivos, mas com elevado impacto no desempenho e na memória gráfica. A insuficiência de memória pode causar perdas de fluidez. A Inteligência Artificial (IA) complementa esta tecnologia, reduzindo a carga computacional com redes neuronais treinadas em milhares de cenários, criando atalhos que otimizam os cálculos intensivos. Em conjunto, Ray Tracing e IA permitem alcançar gráficos de alta qualidade e realismo, mantendo um equilíbrio entre desempenho e eficiência, transformando as experiências visuais.
  • A PROFISSÃO DE CONTABILISTA PÚBLICO EM PORTUGAL: REALIDADES E PERSPECTIVAS
    Publication . Silva, Filipa Joana; Fonseca, Ana Rita; Teixeira, Rui; Barbosa, Samuel
    O interesse dos académicos e investigadores na contabilidade do setor público tem vindo a crescer gradualmente. Em Portugal, recentes reformas administrativas e mudanças no referencial contabilístico, culminando na implementação do SNC-AP, provocaram grandes alterações na contabilidade pública. Este estudo investiga a necessidade de organismos públicos contarem com contabilistas especializados em contabilidade pública para garantir a prestação de contas. O objetivo é analisar os atributos socioprofissionais dos contabilistas públicos em Portugal, identificando as principais competências e barreiras ao desenvolvimento da profissão. Através de uma pesquisa exploratória e estatística descritiva, foram recolhidos dados de 86 contabilistas públicos dos 278 municípios de Portugal continental. O estudo revela uma profissão envelhecida e pouco atrativa, com a falta de recursos humanos qualificados como principal obstáculo.
  • IMPORTING CORK FOR INSULATION INTO MONTANA MANUFACTURING: PORTUGAL INTERNATIONAL BUSINESS PROJECT
    Publication . Pereira, Beatriz; Silva, Catarina; Sá, Gonçalo; Oliveira, José; Silva, Neuza; Costa, Nuno; Thomson, Heather; Perius, Jessie; Peiro, Jordi; Sipe, Kahley; Snell, Karlie; Stamina, Kevin; Winn, Morgan; Foght, Waldemar
    This work aims to contribute to internationalization of "Amorim Cork Composites" and improve the quality of life in Montana through better thermal and sound insulation. The project involves collaboration between the Polytechnic Institute of Gaia and the University of Montana, focusing on research and practical implementation. It consists of three parts: the project's scope, including literature review and methodology; an analysis of the state of the art of cork, its evolution, and market research in Montana; and the development and implementation process, highlighting motivations and compliance with requirements. The goal is to educate Montana's residents about cork's benefits and establish Amorim Cork Composites in the state, promoting sustainable and durable products for residential and industrial use.
  • ESCOLA EM MEIO RURAL – DA PERICLITÂNCIA À OPORTUNIDADE
    Publication . Lobo, Luís; Nápoles, Ana Paula; Carvalho, Hugo Miguel
    Celebrando os 50 anos da Revolução de Abril, o artigo reflete sobre a evolução da escola rural para uma escola do meio rural, destacando o papel da educação na democratização dos territórios de baixa densidade. Através de uma revisão teórica e do estudo de autores da Educação e Geografia Rural, explora-se como o edifício escolar, aliado às potencialidades endógenas do meio rural, pode promover inovação pedagógica. O exemplo do município de Vila Flor, em Portugal, ilustra práticas replicáveis em contextos semelhantes, como o uso de metodologias ativas e participativas que combinam aprendizagens formais e informais. Entrevistas com a câmara municipal mostram resultados promissores na aprendizagem, ao integrar pedagogias inovadoras com a valorização do território.
  • TERMALISMO NO ALTO TÂMEGA: UM PROJETO DE REVITALIZAÇÃO TURÍSTICO
    Publication . Pereira, Sérgio
    O presente artigo baseia-se numa investigação concluída em 2004 dedicada ao tema do turismo termal, aplicado ao caso de estudo da Região do Alto Tâmega. Essa investigação estudou as origens e evolução do termalismo, retratou as Termas de Chaves, Vidago e Pedras Salgadas e o território envolvente. Recupera-se esse trabalho vinte anos depois, bem como o projeto de revitalização turístico que então se propunha. Pretende-se através deste artigo estabelecer uma análise comparativa entre o contexto então encontrado e a realidade hoje vivida nestas localidades.
  • A GAMIFICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA MOTIVAÇÃO ESCOLAR EM ALUNOS COM MEDIDAS SELETIVAS
    Publication . Mateus, Sérgio; Simões, Jorge
    Os alunos em educação inclusiva enfrentam desafios que afetam a sua motivação escolar, resultando em desempenhos insatisfatórios e dificuldades de inclusão. A Gamificação, que utiliza elementos de jogo e competição, pode aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos, promovendo melhores resultados académicos e inclusão social. Este estudo investigou se a Gamificação pode motivar alunos com Medidas Seletivas. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa com 10 alunos do 3.º e 4.º anos, que realizaram tarefas gamificadas na plataforma Quizizz durante quatro semanas. A motivação foi avaliada com a Escala de Motivação de Materiais Instrucionais de John Keller. Os resultados mostraram que a Gamificação aumentou a motivação e o compromisso dos alunos, sugerindo que é uma estratégia eficaz para promover a inclusão escolar.