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Abstract(s)
A autoavaliação institucional no Brasil é um processo reflexivo que envolve a comunidade académica; coordenado pela Comissão Própria de Avaliação; conforme a Lei n.º 10.861/2004. Este estudo analisa a sua influência da autoavaliação institucional no planeamento estratégico do Instituto Federal de Educação; Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Adotando uma metodologia mista; exploratória; bibliométrica e documental; combinando abordagens qualitativas e quantitativas; foi realizado um inquérito por questionário a servidores da Instituição. Os resultados mostram que a autoavaliação institucional é reconhecida como essencial para o planeamento estratégico; mas as ações dos gestores atendem parcialmente ao Plano de Desenvolvimento Institucional e a relatórios de auatoavaliação. Propõe-se para pesquisa futuras; um framework alinhado ao planeamento estratégico para gerar indicadores robustos; aprimorar decisões estratégicas e tornar as intervenções mais eficazes nas diretorias e pró-reitorias.
Description
Keywords
autoavaliação institucional plano de desenvolvimento institucional planeamento estratégico
Citation
Silva, M., Andrês, A., & Morais, J. C. (2024).