Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.73 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Em todos os domínios da sociedade atual, da Educação e da Educação Especial em particular, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e, neste contexto, de melhorar os processos de ensino e aprendizagem, promovendo novas formas de aprender, de ensinar e de pensar.
Na perspetiva de uma escola inclusiva, o grande desafio, passa pela qualidade educativa, sendo necessária uma adaptação do ensino às características pessoais dos alunos, num ambiente o menos restritivo possível. Os alunos com NEE têm o direito de receber apoio apropriado e a escola deve responder às suas necessidades de modo a proporcionar-lhes condições físicas, intelectuais e sociais.
Uma vez que as crianças com NEE necessitam de apoio especializado e personalizado, o estudo da utilização das TIC como meio de aprendizagem é detentor de uma enorme utilidade educativa e de extrema importância para a prática pedagógica dos docentes.
O estudo que aqui se apresenta pretende conhecer as conceções e práticas dos docentes face à adoção das TIC na prática pedagógica com alunos com NEE, avaliar o impacto da utilização das TIC na aprendizagem de uma criança com NEE, compreender a real utilização das TIC nas escolas, perceber e conhecer que ferramentas utilizam no desenvolvimento das competências destas crianças.
Procedemos à elaboração de um inquérito por questionário, destinado a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de recolher a informação necessária para esclarecer os objetivos do estudo. Os resultados foram alvo de tratamento e após a sua análise foram tiradas conclusões, tais como a importância e eficácia da utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com NEE, as TIC como recurso para uma intervenção pedagógica diferenciada e os conhecimentos e competências dos docentes face às TIC.
Description
Keywords
Educação especial Necessidades educativas especiais Integração escolar Tecnologia da informação Formação de professores Ensino básico 1º ciclo