Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A utilização das TIC como meio de aprendizagem na educação especial

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Em todos os domínios da sociedade atual, da Educação e da Educação Especial em particular, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e, neste contexto, de melhorar os processos de ensino e aprendizagem, promovendo novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. Na perspetiva de uma escola inclusiva, o grande desafio, passa pela qualidade educativa, sendo necessária uma adaptação do ensino às características pessoais dos alunos, num ambiente o menos restritivo possível. Os alunos com NEE têm o direito de receber apoio apropriado e a escola deve responder às suas necessidades de modo a proporcionar-lhes condições físicas, intelectuais e sociais. Uma vez que as crianças com NEE necessitam de apoio especializado e personalizado, o estudo da utilização das TIC como meio de aprendizagem é detentor de uma enorme utilidade educativa e de extrema importância para a prática pedagógica dos docentes. O estudo que aqui se apresenta pretende conhecer as conceções e práticas dos docentes face à adoção das TIC na prática pedagógica com alunos com NEE, avaliar o impacto da utilização das TIC na aprendizagem de uma criança com NEE, compreender a real utilização das TIC nas escolas, perceber e conhecer que ferramentas utilizam no desenvolvimento das competências destas crianças. Procedemos à elaboração de um inquérito por questionário, destinado a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de recolher a informação necessária para esclarecer os objetivos do estudo. Os resultados foram alvo de tratamento e após a sua análise foram tiradas conclusões, tais como a importância e eficácia da utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com NEE, as TIC como recurso para uma intervenção pedagógica diferenciada e os conhecimentos e competências dos docentes face às TIC.

Description

Keywords

Educação especial Necessidades educativas especiais Integração escolar Tecnologia da informação Formação de professores Ensino básico 1º ciclo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue