Publication
A utilização das TIC como meio de aprendizagem na educação especial
dc.contributor.author | Gândara, Rita Isabel Vieira | |
dc.date.accessioned | 2013-07-24T09:30:45Z | |
dc.date.available | 2013-07-24T09:30:45Z | |
dc.date.issued | 2013-07 | |
dc.description.abstract | Em todos os domínios da sociedade atual, da Educação e da Educação Especial em particular, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e, neste contexto, de melhorar os processos de ensino e aprendizagem, promovendo novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. Na perspetiva de uma escola inclusiva, o grande desafio, passa pela qualidade educativa, sendo necessária uma adaptação do ensino às características pessoais dos alunos, num ambiente o menos restritivo possível. Os alunos com NEE têm o direito de receber apoio apropriado e a escola deve responder às suas necessidades de modo a proporcionar-lhes condições físicas, intelectuais e sociais. Uma vez que as crianças com NEE necessitam de apoio especializado e personalizado, o estudo da utilização das TIC como meio de aprendizagem é detentor de uma enorme utilidade educativa e de extrema importância para a prática pedagógica dos docentes. O estudo que aqui se apresenta pretende conhecer as conceções e práticas dos docentes face à adoção das TIC na prática pedagógica com alunos com NEE, avaliar o impacto da utilização das TIC na aprendizagem de uma criança com NEE, compreender a real utilização das TIC nas escolas, perceber e conhecer que ferramentas utilizam no desenvolvimento das competências destas crianças. Procedemos à elaboração de um inquérito por questionário, destinado a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de recolher a informação necessária para esclarecer os objetivos do estudo. Os resultados foram alvo de tratamento e após a sua análise foram tiradas conclusões, tais como a importância e eficácia da utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com NEE, as TIC como recurso para uma intervenção pedagógica diferenciada e os conhecimentos e competências dos docentes face às TIC. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4568 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Integração escolar | por |
dc.subject | Tecnologia da informação | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Ensino básico 1º ciclo | por |
dc.title | A utilização das TIC como meio de aprendizagem na educação especial | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Tese Rita Gândara_Mestrado Educação Especial_julho2013.pdf
- Size:
- 4.73 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.82 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: