Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.51 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
Explorar na natureza e aprender em contacto com o mundo natural foi sendo desvalorizado, durante muitos anos, pelo que as crianças foram estando cada vez mais afastadas destes espaços. Assim, e dada a necessidade de voltar a aproximar as crianças da natureza, o presente Relatório Final, através de uma investigação-ação, tenta perceber de que forma o espaço exterior e a utilização de elementos naturais influenciam uma exploração sensorial da natureza e conhecimento do mundo natural.
Deste modo, quinze crianças, em contexto de Educação Pré-Escolar, participaram na exploração de um espaço natural mobilizando os sentidos visão, olfato, tato, paladar e audição para descobrirem a natureza à sua volta. Foram, ainda, desenvolvidos momentos em sala, no jardim de infância, onde elementos naturais eram trazidos até às crianças.
Verificou-se que através da mobilização dos seus sentidos na natureza, explorando e experienciando, as crianças se conhecem a si mesmas e ao mundo, estabelecendo relações positivas e atitudes de respeito e valorização pelo mundo natural, desenvolvendo diversas aprendizagens e competências como a sua criatividade, curiosidade natural e imaginação.
Description
Keywords
Natureza Exploração Sensorial Educação Pré-Escolar