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Abstract(s)
Este relatório de estágio tem como objetivo descrever as diferentes
tipologias de tarefas e projetos realizados no estágio curricular que
decorreu na Divisão de Comunicação e Imagem (DCI) da Câmara
Municipal de Vila Franca de Xira (CMVFX).
O tema principal de estudo e investigação neste relatório é a Identidade Visual Corporativa (IVC) num contexto institucional, que a
dada altura marcou presença no decorrer do estágio, quando surgiram algumas questões relativas à dificuldade de afirmação da Identidade Visual deste órgão institucional nas suas publicações. Podemos enumerar dentro destas questões: a falta de visibilidade ou de
presença do logótipo institucional em muitas das suas publicações;
a falta de harmonia entre o grafismo das mesmas; e a falta de presença de elementos gráficos (que vão além do logótipo) e que permitem identificar a Identidade Visual como, por exemplo, as paletas
cromáticas e tipográficas e outros elementos gráficos como formas
e desenhos que fazem parte da construção da mesma. Esta situação não foi discutida pela primeira vez durante o decorrer do estágio
curricular, pois já tinha sido notado e vocalizado pelos membros da
equipa de design o quão era necessário que se realizasse uma revisão sobre o estado da IVC de modo a proceder a um redesign e definição de normas de aplicação da mesma. Mas o que é a IVC? E qual
a sua importância para uma instituição? O que a torna tão relevante
ao ponto de se tornar objeto de investigação para este trabalho?
A IVC representa a marca visual gráfica de uma empresa, ou neste
caso em concreto de um órgão institucional. Nessa imagem está expresso a visão e os objetivos desta instituição, bem como os valores
e conceitos que a mesma pretende transmitir ao seu público. Representa uma linguagem visual que é própria e única dessa instituição,
e como tal deve ser forte e bem trabalhada, mas ao mesmo tempo
simples e uniformizada de modo que seja facilmente percetível e
identificável pelo seu público consumidor. A IVC permite que a imagem institucional marque a sua presença de forma harmoniosa em
todos os materiais gráficos (flyers, cartazes, embalagens, outdoors,
publicações etc.) produzidos pela instituição. Uma IVC forte permite,
que o mais pequeno detalhe visual, como por exemplo uma fonte ou
cor específica, torne de imediato reconhecível a marca de uma instituição, permitindo ao público realizar essa associação facilmente.
Com esta breve explicação do assunto já é possível entender o nível
de importância que uma IVC constituiu para a empresa ou instituição a que pertence, e o mesmo acontece no caso de uma instituição
como a CMVFX. Tendo em conta estes pressupostos é perfeitamente
justificável a preocupação da equipa de design relativamente ao assunto. Mas após este reconhecimento da situação ter sido também
notado pela chefia da divisão, foi colocado em marcha um plano
para reformular a IVC institucional e definir novas regras para aplicar
relativamente ao uso da mesma.
Estratégias para a Construção da IVC Institucional
A partir deste ponto foi realizado um trabalho pela equipa de design que contou com a participação e envolvimento da estagiária na
apresentação de propostas para solucionar a decorrente situação, e
cujo processo será descrito e elaborado ao longo deste relatório.
Este relatório está dividido em três partes principais. Primeiramente
é feita uma abordagem ao estágio curricular e ao tipo de tarefas que
são desempenhadas no local de trabalho em concreto, bem como
algumas das atividades desempenhadas pela estagiária ao longo do
decorrer do estágio, as quais, não estando diretamente relacionadas
com o tema principal desta discussão, são importantes para o entendimento do tipo e natureza das atividades pelas quais a mesma esteve responsável de concretizar. Seguidamente inicia-se uma explicação de como surgiu a questão relativa ao tópico investigativo deste
relatório, de modo que possamos entender com uma sequência lógica de eventos qual a pertinência deste tema em concreto para este
relatório. Em segundo lugar é feita uma análise sobre o estado da arte
relativamente ao tema, de modo que possamos entender melhor o
significado de uma Identidade Visual Corporativa e qual o seu papel
num contexto institucional. Em terceiro lugar, é descrito como foi feito o processo de redefinição da Identidade Visual da instituição em
análise, bem como o desempenho e participação da estagiária no desenvolvimento deste projeto e investigação sobre o respetivo tópico.
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Keywords
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Design Editorial Design Promocional Identidade Visual Corporativa Instituição