Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.12 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente trabalho de projeto foi realizado no âmbito do Mestrado de Controlo de
Gestão, numa conceituada Empresa do setor automóvel português, com mais de 20
concessionários no país e representação de 10 marcas automóveis.
Atualmente, as Empresas geram e têm ao seu dispor um elevado número de dados e
quanto maior é essa produção ou disponibilização mais difícil é a sua análise, sendo para
isso necessários instrumentos de controlo de gestão. Por outro lado, o surto pandémico
vivido, em particular no ano de 2020, obrigou a uma reestruturação dos processos internos
das Empresas, tornando-os mais digitais, eficazes e acessíveis para todos.
O presente projeto pretende ser uma contribuição para essa digitalização e também para
a medição e acompanhamento do desempenho do Departamento de Financiamentos da
referida Empresa. Assim, visa, essencialmente, cobrir as lacunas de falta indicadores para
acompanhar a atividade do Departamento e a da ausência de disponibilização oportuna e
online de reports de desempenho relativos ao mesmo.
Numa primeira fase do projeto, analisa-se o estado atual do setor, do consumidor e, por
fim, do departamento com a finalidade de percecionar as oportunidades de melhoria e as
lacunas, para, posteriormente, através do software Excel, automatizar e digitalizar os
sistemas pretendidos.
A metodologia escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi a Design Science
Research (DSR) que oferece grandes benefícios à solução de problemas da vida real das
organizações, devido, principalmente, ao seu pragmatismo.
Findo o projeto, conclui-se que os reports físicos passaram a estar em documentos em
formato digital, acessíveis por um “clique”, a todos os colaboradores que deles necessitem
e sem que para isso seja necessário analisar documentos físicos ou distribuir mapas de
reports mensais.
Description
Keywords
Setor automóvel Departamento de financiamentos Indicadores de desempenho Dashbaords Reporting