Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.66 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Ao longo das últimas décadas, sentiu-se um rápido crescimento no relato de informação não
financeira, assim como uma melhoria acentuada na qualidade dos relatórios divulgados,
sendo que são várias as diretrizes e organizações que têm sido fundamentais neste processo.
A incorporação deste tema na vida das empresas apareceu vincadamente em meados do
século XX. À medida que se divulgam informações objetivas acerca da estratégia, governo
das sociedades e perspetivas das organizações, o tema do relato de informação não financeira
cresce cada vez mais.
Neste sentido, as empresas investem cada vez mais tempo e recursos financeiros no maior
desafio dos últimos tempos, a materialidade na informação não financeira. A definição de
materialidade tem evoluído exponencialmente nas últimas décadas, na medida em que as
empresas despertaram para a tomada de decisões naquilo que consideram materialmente
relevante.
Com o intuito de conhecer a realidade vivida nas PMEs portuguesas, procedeu-se a um
estudo através de questionário, pretendendo verificar-se o conteúdo da divulgação de
informação não financeira nestas empresas.
Neste contexto, nota-se nas PMEs, algum esforço e dedicação na realização de diferentes
práticas ambientais, apesar das várias limitações de acesso a recursos financeiros, recursos
humanos, nas suas relações com terceiros e o fraco conhecimento do tema
Description
Keywords
Materialidade Informação não financeira Responsabilidade social PMEs Relato