Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Contributo da música como ferramenta de intervenção inclusiva: uma proposta de formação para os professores de uma escola municipal do município de Pedro do Rosário MA

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SANDRA_SANTOS.pdf2.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A música como recurso pedagógico na escola inclusiva é o tema desta dissertação de mestrado cujo foco do estudo são crianças com o Transtorno do Espectro Autista ( O estudo tem como objetivo p ropor ações voltadas para inserir a música nos anos iniciais do ensino fundamental como estratégia de intervenção pedagógica inclusiva na escola municipal de Pedro do Rosário MA. A metodologia constou de aplicação de questionários e elaboração da proposta acima referida. Os resultados apontaram que os docentes têm pouco conhecimento sobre a inclusão, porém, relataram já ter contato com alunos com algum tipo de defic iência, transtorno comportamental ou Necessidades Educacionais Especiais ( destacaram também que a escola Raquima Martins não trabalha a inclusão. Em relação ao trabalho com a música, os docentes também demonstraram pouco conhecimento, entretanto, rec onhecem a música como um recurso fundamental para favorecer o processo de ensino aprendizagem e concordaram com a realização de uma proposta metodológica de inserção da música na escola. As atividades propostas no Plano de Ação foram cuidadosamente planej adas para capacitar os professores para a adoção da música enquanto recurso metodológico, cujo foco foi e sempre será a inclusão. Concluiu se que os docentes pesquisados mostraram se favoráveis à proposta do Projeto Tocando e Cantando a inclusão e que a escola Raquima Martins pode ser uma referência no ensino, proporcionando uma inclusão mais coerente e de qualidade, usando a música como ferramenta metodológica nas séries iniciais do ensino fundamental.

Description

Keywords

Música Autismo Proposta Metodológica Séries Iniciais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue