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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A
música como recurso pedagógico na escola inclusiva é o tema desta dissertação de
mestrado cujo foco do estudo são crianças com o Transtorno do Espectro Autista (
O estudo tem como objetivo p ropor ações voltadas para inserir a música nos anos iniciais
do ensino fundamental como estratégia de intervenção pedagógica inclusiva na escola
municipal de Pedro do Rosário MA. A metodologia constou de aplicação de questionários
e elaboração da proposta acima referida. Os resultados apontaram que os docentes têm
pouco conhecimento sobre a inclusão, porém, relataram já ter contato com alunos com
algum tipo de defic iência, transtorno comportamental ou Necessidades Educacionais
Especiais ( destacaram também que a escola Raquima Martins não trabalha a
inclusão. Em relação ao trabalho com a música, os docentes também demonstraram
pouco conhecimento, entretanto, rec onhecem a música como um recurso fundamental
para favorecer o processo de ensino aprendizagem e concordaram com a realização de
uma proposta metodológica de inserção da música na escola. As atividades propostas no
Plano de Ação foram cuidadosamente planej adas para capacitar os professores para a
adoção da música enquanto recurso metodológico, cujo foco foi e sempre será a inclusão.
Concluiu se que os docentes pesquisados mostraram se favoráveis à proposta do Projeto
Tocando e Cantando a inclusão e que a escola Raquima Martins pode ser uma
referência no ensino, proporcionando uma inclusão mais coerente e de qualidade, usando
a música como ferramenta metodológica nas séries iniciais do ensino fundamental.
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Keywords
Música Autismo Proposta Metodológica Séries Iniciais