Repository logo
 
Publication

Contributo da música como ferramenta de intervenção inclusiva: uma proposta de formação para os professores de uma escola municipal do município de Pedro do Rosário MA

dc.contributor.advisorFaria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-
dc.contributor.authorSantos, Sandra Margarida Nunes
dc.date.accessioned2022-08-30T13:34:09Z
dc.date.available2022-08-30T13:34:09Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA música como recurso pedagógico na escola inclusiva é o tema desta dissertação de mestrado cujo foco do estudo são crianças com o Transtorno do Espectro Autista ( O estudo tem como objetivo p ropor ações voltadas para inserir a música nos anos iniciais do ensino fundamental como estratégia de intervenção pedagógica inclusiva na escola municipal de Pedro do Rosário MA. A metodologia constou de aplicação de questionários e elaboração da proposta acima referida. Os resultados apontaram que os docentes têm pouco conhecimento sobre a inclusão, porém, relataram já ter contato com alunos com algum tipo de defic iência, transtorno comportamental ou Necessidades Educacionais Especiais ( destacaram também que a escola Raquima Martins não trabalha a inclusão. Em relação ao trabalho com a música, os docentes também demonstraram pouco conhecimento, entretanto, rec onhecem a música como um recurso fundamental para favorecer o processo de ensino aprendizagem e concordaram com a realização de uma proposta metodológica de inserção da música na escola. As atividades propostas no Plano de Ação foram cuidadosamente planej adas para capacitar os professores para a adoção da música enquanto recurso metodológico, cujo foco foi e sempre será a inclusão. Concluiu se que os docentes pesquisados mostraram se favoráveis à proposta do Projeto Tocando e Cantando a inclusão e que a escola Raquima Martins pode ser uma referência no ensino, proporcionando uma inclusão mais coerente e de qualidade, usando a música como ferramenta metodológica nas séries iniciais do ensino fundamental.pt_PT
dc.identifier.tid203055853pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41707
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectProposta Metodológicapt_PT
dc.subjectSéries Iniciaispt_PT
dc.titleContributo da música como ferramenta de intervenção inclusiva: uma proposta de formação para os professores de uma escola municipal do município de Pedro do Rosário MApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SANDRA_SANTOS.pdf
Size:
2.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: