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Contributo da música como ferramenta de intervenção inclusiva: uma proposta de formação para os professores de uma escola municipal do município de Pedro do Rosário MA
dc.contributor.advisor | Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961- | |
dc.contributor.author | Santos, Sandra Margarida Nunes | |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T13:34:09Z | |
dc.date.available | 2022-08-30T13:34:09Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A música como recurso pedagógico na escola inclusiva é o tema desta dissertação de mestrado cujo foco do estudo são crianças com o Transtorno do Espectro Autista ( O estudo tem como objetivo p ropor ações voltadas para inserir a música nos anos iniciais do ensino fundamental como estratégia de intervenção pedagógica inclusiva na escola municipal de Pedro do Rosário MA. A metodologia constou de aplicação de questionários e elaboração da proposta acima referida. Os resultados apontaram que os docentes têm pouco conhecimento sobre a inclusão, porém, relataram já ter contato com alunos com algum tipo de defic iência, transtorno comportamental ou Necessidades Educacionais Especiais ( destacaram também que a escola Raquima Martins não trabalha a inclusão. Em relação ao trabalho com a música, os docentes também demonstraram pouco conhecimento, entretanto, rec onhecem a música como um recurso fundamental para favorecer o processo de ensino aprendizagem e concordaram com a realização de uma proposta metodológica de inserção da música na escola. As atividades propostas no Plano de Ação foram cuidadosamente planej adas para capacitar os professores para a adoção da música enquanto recurso metodológico, cujo foco foi e sempre será a inclusão. Concluiu se que os docentes pesquisados mostraram se favoráveis à proposta do Projeto Tocando e Cantando a inclusão e que a escola Raquima Martins pode ser uma referência no ensino, proporcionando uma inclusão mais coerente e de qualidade, usando a música como ferramenta metodológica nas séries iniciais do ensino fundamental. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203055853 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41707 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Autismo | pt_PT |
dc.subject | Proposta Metodológica | pt_PT |
dc.subject | Séries Iniciais | pt_PT |
dc.title | Contributo da música como ferramenta de intervenção inclusiva: uma proposta de formação para os professores de uma escola municipal do município de Pedro do Rosário MA | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |