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Abstract(s)
A Pandemia de Covid-19 acelerou uma mudança de mentalidade que já se
começava a viver nas empresas, potenciada pelas tecnologias de comunicação
e de informação, que permite a muitos trabalhadores desempenharem as suas
funções profissionais a partir de casa. Uma vez que o modelo de teletrabalho,
resultou em consequências positivas apontadas pelos colaboradores, este é visto
como um passo para o futuro do trabalho, que irá combinar o trabalho remoto e
presencial num modelo híbrido. Como tal, a presente investigação propõe a
implementação do teletrabalho como prática de marketing interno, para
promover a felicidade organizacional, através de um estudo de caso da empresa
Capgemini Engineering Portugal e com recurso às técnicas de observação
participante e entrevistas semiestruturadas a 16 participantes.
A organização realizou um esforço para garantir o bem-estar dos
colaboradores, durante o período de adaptação ao teletrabalho, o que
contribuiu para a sensação de segurança e estabilidade destes. Também, graças
à flexibilidade horária conferida pelo teletrabalho, os colaboradores sentem um
maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O teletrabalho também é
apontado como um motivo para o aumento da produtividade e de maior
comunicação entre equipas que não trabalham no mesmo escritório, sendo que
a empresa deve organizar atividades extralaborais que permitam aos
colaboradores manterem-se ligados e parte integrante da organização. Deve
salientar-se, contudo, a sensação de menor progressão na carreira e a maior
dificuldade em “desligar” do trabalho, quando em teletrabalho.
No entanto, os colaboradores entrevistados gostariam de no futuro poder
combinar o teletrabalho com o trabalho no escritório, ou seja, adotar um modelo
híbrido, sendo a imposição de um modelo apenas presencial, um motivo para
recusar uma oportunidade profissional ou para procurar uma nova solução de
trabalho.
Por fim, foram redigidas recomendações que a Capgemini Engineering
Portugal poderá colocar em prática, para aumentar a felicidade no trabalho dos seus clientes internos, através de um modelo híbrido de teletrabalho e trabalho
presencial.
Description
Keywords
Marketing interno Felicidade organizacional Teletrabalho Estudo de caso