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O papel do teletrabalho como prática de marketing interno, na promoção da felicidade organizacional: Estudo de caso da Capgemini Engineering Portugal

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A Pandemia de Covid-19 acelerou uma mudança de mentalidade que já se começava a viver nas empresas, potenciada pelas tecnologias de comunicação e de informação, que permite a muitos trabalhadores desempenharem as suas funções profissionais a partir de casa. Uma vez que o modelo de teletrabalho, resultou em consequências positivas apontadas pelos colaboradores, este é visto como um passo para o futuro do trabalho, que irá combinar o trabalho remoto e presencial num modelo híbrido. Como tal, a presente investigação propõe a implementação do teletrabalho como prática de marketing interno, para promover a felicidade organizacional, através de um estudo de caso da empresa Capgemini Engineering Portugal e com recurso às técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturadas a 16 participantes. A organização realizou um esforço para garantir o bem-estar dos colaboradores, durante o período de adaptação ao teletrabalho, o que contribuiu para a sensação de segurança e estabilidade destes. Também, graças à flexibilidade horária conferida pelo teletrabalho, os colaboradores sentem um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O teletrabalho também é apontado como um motivo para o aumento da produtividade e de maior comunicação entre equipas que não trabalham no mesmo escritório, sendo que a empresa deve organizar atividades extralaborais que permitam aos colaboradores manterem-se ligados e parte integrante da organização. Deve salientar-se, contudo, a sensação de menor progressão na carreira e a maior dificuldade em “desligar” do trabalho, quando em teletrabalho. No entanto, os colaboradores entrevistados gostariam de no futuro poder combinar o teletrabalho com o trabalho no escritório, ou seja, adotar um modelo híbrido, sendo a imposição de um modelo apenas presencial, um motivo para recusar uma oportunidade profissional ou para procurar uma nova solução de trabalho. Por fim, foram redigidas recomendações que a Capgemini Engineering Portugal poderá colocar em prática, para aumentar a felicidade no trabalho dos seus clientes internos, através de um modelo híbrido de teletrabalho e trabalho presencial.

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Marketing interno Felicidade organizacional Teletrabalho Estudo de caso

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