Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O perfil do consumidor ativista online em Portugal: Análise do comportamento conspícuo de doação e slacktivism nas redes sociais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
joana_lopes_ferreira.pdf1.48 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O principal objetivo desta dissertação é a caracterização do perfil do consumidor ativista online em Portugal. Pretende-se identificar e descrever diferentes aspetos que compõem o principal consumidor da área do marketing social: as suas características sociodemográficas, os motivos e barreiras que fomentam e inibem determinados comportamentos nas redes sociais, tendo por base o comportamento conspícuo de doação online, fatores que levam à intenção de doar online e o slacktivism. De forma a chegar aos resultados pretendidos optou-se por uma metodologia quantitativa com um conjunto de hipóteses que pretende confirmar a intenção de doar online e a prática de slacktivism nos consumidores. Foi conseguida uma amostra de 510 inquiridos. Para responder ao objetivo principal desta investigação e traçar um perfil de consumidor, a investigadora criou um capítulo dedicado à análise por clusters complementada pela análise de crosstabs. Os resultados mostraram que a idade é um fator decisivo na criação do perfil do consumidor ativista online, havendo predominância nas gerações dos 18 aos 25 anos e dos 26 aos 35 anos. Foi possível criar um perfil deste tipo de consumidor dividido em dois grupos diferentes: os defensores nativos digitais e os defensores anónimos. Também foi possível identificar barreiras ao apoio e intenção de doar online, sendo a falta de confiança nas organizações ou campanhas o principal motivo. A principal limitação deste estudo prende-se com a falta de literatura dedicada a este tema em específico, ou seja, que trate do comportamento conspícuo de doação no meio online em conjunto com a intenção de doar online e o slacktivism. Por outro lado, trata-se de um estudo inovador em Portugal que pode servir de premissa para futuras investigações. Também apresenta valor a nível prático, uma vez que apresenta insights muito relevantes para empresas que trabalhem em estratégias de marketing social.

Description

Keywords

Consumidor ativista online Marketing social Slacktivism Comportamento conspícuo de doação online Intenção de doar online

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License