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- Chemical restraint in free-ranging phocid seals with Tiletamine and ZolazepamPublication . Nunes, Ana Margarida Martins; Montezinho, Liliana Cristina PereiraChemical restraint is the immobilization of an animal through the use of anesthetic drugs for a short period of time. This process should be quick, easy to control, safe, and have few side effects. Restraint of Phocids is used for research and medical purposes. Marine mammals possess alterations in their anatomy and physiology to live in a marine environment. Furthermore, there is an intricate physiological and behavioral reaction that occurs when these animals dive. All these adaptations should be known as they may cause certain complications during anesthesia. Therefore, chemical restraint should be planned according to the species, weight, behavior and location of the phocid. There are many different agents that have been applied to Phocids, but combinations with cyclohexylamines are often used in the chemical immobilization of these animals. The combination of Tiletamine-Zolazepam is one of the most used protocols in these species since it requires small amounts and allows a rapid induction with predictable responses. However, certain side effects may happen during chemical restraint, such as apnea and profound bradycardia, which are yet to be fully understood. Therefore, careful monitoring of anesthesia is vital for a successful immobilization. Further studies are needed to understand the cause of the common complications that occur during phocid immobilizations to be better prepared when these happen. Chemical restraint in marine mammals is an evolving area in which new protocols, agents and techniques are still being investigated.
- Desenvolvimento de Ações de Marketing e Elaboração de Plano de Comunicação Interna para a Empresa Ambar - Passion, S.A.Publication . Costa, Bárbara; Fonseca, ManuelNum mundo altamente global e competitivo, as organizações são obrigadas a investir os seus esforços, num relacionamento estreito, atento e constante com os seus clientes a fim de atingirem a tão desejada visibilidade, confiança e fidelização do consumidor e dos demais stakeholders. No entanto, é igualmente importante e imprescindível entender que uma boa e sólida relação com o mercado externo começa com uma boa e consistente gestão da comunicação interna. Tudo o que uma empresa apresenta ao mercado tem de estar devidamente alinhada com os objetivos e a cultura vivenciada diariamente na mesma. Todos os colaboradores são de alguma forma representantes da organização e da marca em si, podendo contribuir para enaltecer ou danificar a imagem da mesma. Nesta ótica, o objetivo do presente estudo, enquanto relatório de estágio profissional, passa por criar um plano de comunicação interna para a Ambar, apoiado numa abordagem qualitativa, em específico em entrevistas exploratórias, a fim de aferir perceções e opiniões reais sobre as problemáticas existentes e enraizadas na comunicação interna da organização. De um modo geral, conclui-se que a comunicação interna não ocupa um lugar de destaque na empresa, sendo encarada como algo não estruturado, confuso e extremamente ambíguo, que gera conflito, rumores, mau ambiente organizacional e consecutivamente produtividade reduzida e insuficiente. Em suma, considera-se que a elaboração e posterior aplicação do presente plano de comunicação interna, proporcionará à empresa e aos seus colaboradores um alinhamento de objetivos, o estabelecimento de diretrizes, e a criação de meios de comunicação devidamente estruturados e adaptados às diferentes necessidades da empresa.
- Tendências e insights para o retalho de moda de luxoPublication . Teixeira, Sara Filipa Leite; Ferreira, MafaldaA investigação tem como principal finalidade compreender e estudar tendências emergentes e insights relevantes com impacto no futuro do retalho de moda de luxo. A metodologia adotada para a presente pesquisa académica é de cariz totalmente qualitativo, onde se recorreu a técnicas de recolha de dados como entrevistas a experts da indústria do luxo e da inovação, como também a uma análise documental rigorosa e observação de tendências e comportamentos futuros. As entrevistas foram realizadas a doze profissionais de renome internacional sendo que, foram partilhados guiões de entrevistas consoante os diferentes objetivos da investigação de forma a que, se formasse um painel tendo em consideração as respetivas dimensões do estudo. A análise documental e observação de tendências teve como inspiração diversas plataformas de conteúdo, desde trend reports exclusivos, videocasts, newsletters, artigos e insights valiosos. Relativamente aos resultados e principais conclusões, o estudo académico demonstrou que, uma nova geração de retalho se aproxima e que no futuro muita coisa vai mudar. Desde virtual influencers, retalho aplicado a universos de gaming e mundos virtuais, moda 3D, crescente desejo por personalização e experiência entre muitas outras mudanças, compreendeu-se que, o livro do retalho de moda de luxo está, neste momento, mais do que nunca, a ultrapassar uma transformação radical. Por fim, como principais recomendações, a investigadora aconselha os profissionais de retalho, especialmente de moda de luxo, a repensar no conceito de retalho e que compreendam que no futuro, o online e offline, serão apenas um só. Dessa forma, o que antes era associado à compra e venda de algo, agora, é uma ferramenta muito mais poderosa e complexa, devendo ser reconhecida como um mecanismo de marketing com o objetivo de oferecer experiências exclusivas, momentos únicos e algo muito maior e mais impactante do que apenas consumo.
- How do you ‘market-ing’?: Exploring marketing practice in commercial organizationsPublication . Magalhães, Miguel Ângelo Alves; Santos, FernandoMarketing practice has to do with how practitioners carry out marketing activities, mostly in the context of business. Currently, the marketing discipline faces a gap between practice and theory, which has generated confusion amongst practitioners on the role and functions of marketing. Additionally, marketing has been disproportionately practised at a tactical level, which contributes to the field losing its place in strategic planning and decision-making. Considering these problems and given the lack of studies that address how marketing is being practised by commercial organizations, the main purpose of this study has been to develop an understanding of the role that marketing plays in organizations, the way it is structured and what functions are attributed to it. This research builds on empirical data collected mainly through interviews to marketing decision-makers in commercial organizations. Three main findings were revealed by this research: market orientation is the unifying idea of the role of marketing, the marketing structure goes beyond a department, and marketing functions skew towards communication. At a theoretical level, this study adds to the current literature by presenting the relevance of market orientation, expanding the notion of structural marketing, and confirming that currently marketing skews towards communication, raising relevant questions of its’ impact. At a practical and managerial level, this research contributes to the understanding of how marketing is practised. It may help marketing practitioners and decision-makers to reflect on the role, structure, and functions of marketing in their organizations.
- Estratégia de inbound marketing na empresa Altran PortugalPublication . Dias, Beatriz Gonçalves Amaro Ferreira; Reis, José LuísO presente relatório de estágio constitui o testemunho de uma primeira experiência profissional no mercado de trabalho de marketing. Desenvolvido na empresa Altran Portugal, atualmente Capgemini Engineering, nos escritórios do Cais de Gaia, o estágio consistiu, entre outras tarefas de apoio ao departamento de marketing e ao departamento de comunicação, na implementação de uma estratégia de Inbound Marketing para a empresa. Apoiada na definição das buyer personas da Altran e na análise da concorrência, efetuadas também pela estagiária, foi possível implementar uma estratégia apoiada num conteúdo criado, o relatório “2021: Business Priorities”, que cobriu todas as fases de implementação propostas nos modelos teóricos resumidos na revisão da literatura, bem como a elaboração da Customer Journey das personas relevantes. Sendo a definição das personas um passo primordial em qualquer estratégia de Inbound Marketing, a estagiária entrevistou sete Account Managers da empresa, um Expertise Center Manager e uma HR Business Partner. A análise do conteúdo dessas entrevistas permitiu conceber duas personas de negócio e duas personas de recrutamento, sendo que a estratégia de Inbound Marketing se implementou tendo em vistas as duas personas de negócio. Para verificação do cumprimento dos objetivos definidos para as quatro fases do Inbound Marketing, realizaram-se análises quantitativas relacionadas com as publicações de divulgação do report e do webinar a ele associado, com o número de visitantes do website da Altran Portugal, com o número de leads gerados, entre outras. As principais conclusões do trabalho indicam o aumento da geração de tráfego no website, a melhoria do engagement nas redes sociais LinkedIn e Facebook e a geração de leads qualificados. No que se refere à validação da proposta implementada, incluindo o Customer Journey Map elaborado, e às sugestões de melhoria, apresentam-se os resultados da análise de conteúdo das entrevistas realizadas a cinco especialistas em marketing, bem como a reflexão resultante da entrevista efetuada ao Head of Marketing and Communication da Altran Portugal, Ricardo Bastos Dias.
- O perfil do consumidor ativista online em Portugal: Análise do comportamento conspícuo de doação e slacktivism nas redes sociaisPublication . Ferreira, Joana Lopes; Gomes, SandraO principal objetivo desta dissertação é a caracterização do perfil do consumidor ativista online em Portugal. Pretende-se identificar e descrever diferentes aspetos que compõem o principal consumidor da área do marketing social: as suas características sociodemográficas, os motivos e barreiras que fomentam e inibem determinados comportamentos nas redes sociais, tendo por base o comportamento conspícuo de doação online, fatores que levam à intenção de doar online e o slacktivism. De forma a chegar aos resultados pretendidos optou-se por uma metodologia quantitativa com um conjunto de hipóteses que pretende confirmar a intenção de doar online e a prática de slacktivism nos consumidores. Foi conseguida uma amostra de 510 inquiridos. Para responder ao objetivo principal desta investigação e traçar um perfil de consumidor, a investigadora criou um capítulo dedicado à análise por clusters complementada pela análise de crosstabs. Os resultados mostraram que a idade é um fator decisivo na criação do perfil do consumidor ativista online, havendo predominância nas gerações dos 18 aos 25 anos e dos 26 aos 35 anos. Foi possível criar um perfil deste tipo de consumidor dividido em dois grupos diferentes: os defensores nativos digitais e os defensores anónimos. Também foi possível identificar barreiras ao apoio e intenção de doar online, sendo a falta de confiança nas organizações ou campanhas o principal motivo. A principal limitação deste estudo prende-se com a falta de literatura dedicada a este tema em específico, ou seja, que trate do comportamento conspícuo de doação no meio online em conjunto com a intenção de doar online e o slacktivism. Por outro lado, trata-se de um estudo inovador em Portugal que pode servir de premissa para futuras investigações. Também apresenta valor a nível prático, uma vez que apresenta insights muito relevantes para empresas que trabalhem em estratégias de marketing social.
- A importância das emoções na decisão de compra de um automóvel : Região norte de PortugalPublication . Silva, Tiago Filipe Ferreira; Alves, CaetanoEste relatório tem por base a elevada competitividade no mercado automóvel, que obriga às empresas do setor a desenvolverem e focarem em novos meios para se diferenciarem e terem sucesso no mercado. O desenvolvimento tecnológico já permite perceber as ideias, necessidades e preferências racionais dos consumidores, sendo que a compreensão emocional dos mesmos poderá ser o futuro das vendas do setor. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e revisão de literatura em volta de temas respeitantes ao comportamento do consumidor e aos seus conceitos no setor automóvel; às emoções e funcionalidade do cérbero humano; e ao processo de decisão de compra em geral e no setor automóvel. Foi então desenvolvido um questionário que permitisse responder a determinadas hipóteses formuladas que respondessem aos objetivos definidos. O mesmo foi disponibilizado por diversos meios e direcionado a adultos dos distritos do Norte de Portugal. Com os resultados do questionário foi possível concluir que as emoções têm de facto um impacto na decisão de compra de um automóvel e que existem variáveis com maior relação emocional do que outros. O interesse e gosto pelo setor automóvel são os parâmetros que mais influenciam as emoções, seguido de aspetos políticos que envolvem o setor. Quanto aos fatores decisivos na compra de um automóvel, a estética mostrou ser o mais relevante.
- Adaptação das estratégias de comunicação organizacional, em contexto de pandemia covid-19: Impacto no consumidorPublication . Tiago, Joana Silva Vagaroso Cruz; Ferreira, MafaldaO ano de 2020 será sempre recordado na história mundial como o ano em que se iniciou a pandemia Covid-19. De forma a acompanhar os esforços dos consumidores como seres humanos numa situação pandémica nunca antes vivida, as Organizações adaptaram as suas estratégias de comunicação à Covid-19. Para tal, a sua comunicação organizacional transformou-se em mensagens de gratidão a todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente de combate à pandemia Covid-19; em mensagens de empatia e força a todos os consumidores que, de uma maneira ou de outra, estão a ser afetados pela pandemia; em mensagens de incentivo e apelo ao isolamento social voluntário, como forma de travar a propagação do vírus e em mensagens que reforçam o compromisso da responsabilidade partilhada, do esforço coletivo e da conexão humana, para vencer a pandemia. A presente dissertação foca-se no estudo do impacto, durante a pandemia, no comportamento do consumidor e no envolvimento do mesmo, e no pós pandemia, na intenção de compra do consumidor, face às marcas que adaptaram as suas estratégias de comunicação organizacional à pandemia Covid-19. Para a realização desta dissertação foi adotada uma metodologia de investigação mista, sendo que a análise de dados quantitativos foi fundamentada através da implementação de um inquérito por questionário e a análise de dados qualitativos foi sustentada pela metodologia Delphi. Os resultados de ambas as recolhas de dados mostram que todos os esforços feitos pelas Organizações em adaptar a sua comunicação à pandemia Covid-19, terão um impacto positivo no comportamento dos consumidores face às marcas e no envolvimento dos consumidores com as marcas, durante a pandemia, e terão também um impacto positivo na intenção de compra do consumidor face às marcas, no período pós pandémico.
- O impacto da covid-19 na adaptação do cliente de saúde ao contexto digitalPublication . Cruz, Ana Salomé da Silva; Mena, RicardoSão vários os desafios que, hoje, o mundo enfrenta. Por isso, é muito importante compreender e definir a revolução tecnológica. As novas tecnologias estão a alterar radicalmente os hábitos, os comportamentos, as formas de trabalhar e as relações do ser humano no geral. O setor da saúde é um dos setores onde mais tem impacto esta revolução tecnológica, e com a pandemia da COVID-19, esta revolução ainda acelerou mais. O objetivo geral desta investigação consiste em compreender o impacto da COVID-19 na adaptação do cliente ao contexto digital. Para além deste geral pretende-se chegar à conclusão de dos objetivos específicos, tais como avaliar a importância atribuída pelos consumidores portugueses à utilização de ferramentas digitais de saúde no período pré e durante a pandemia, identificar os benefícios e entraves reconhecidos pelos consumidores na utilização de ferramentas digitais durante a pandemia, reconhecer o nível de familiaridade dos consumidores quanto às tipologias de telemedicina avaliando as tipologias antes e durante a pandemia, identificar vantagens e desvantagens reconhecidas pelos portugueses relativamente às consultas presenciais e virtuais, identificar mudanças no comportamento dos consumidores de saúde em Portugal durante o estado de emergência, avaliar as preferências dos consumidores face às experiências digitais e presenciais no período pós-pandemia e verificar o grau de confiança dos consumidores portugueses nos profissionais de saúde ou organizações de saúde. Este estudo iniciou-se com o levantamento da informação acerca de duas temáticas, o Marketing na Saúde e as Tecnologias na Saúde. As Tecnologias de Saúde subdividem-se em dois grupos, as ferramentas digitais e a telemedicina. Para além disto, aborda-se o tema das tecnologias na saúde na pandemia da Covid-19. Esta investigação rege-se a uma metodologia quantitativa, onde os dados são recolhidos através de um questionário. A amostra contém 402 respostas válidas. Este questionário visa obter respostas aos objetivos definidos inicialmente, e, contribuir com conhecimento no setor. Por fim, foram ainda obtidas conclusões que permitiram explorar algumas recomendações à empresa que permitiu a realização deste estudo.
- O impacto do brand equity na intenção de compra de uma extensão de marca de luxo: Estudo de caso Givenchy BeautyPublication . Magalhães, Patrícia Carvalho; Reis, José LuísAo longo dos últimos anos, o mercado de luxo tem passado por um processo de democratização. Com o aumento do poder de compra de classes mais baixas, registou-se um aumento exponencial da entrada de novas marcas de luxo no mercado. Por outro lado, também se assistiu a um aumento da introdução de extensões de marca, nas mais diversas categorias, de marcas de luxo icónicas, de forma a alargarem a sua oferta e a incluir os novos consumidores de luxo. Assim, a extensão de marca surge como uma estratégia que grande parte das empresas de luxo recorre para minimizar o risco associado à introdução de uma nova marca e, assim, maximizar a rentabilidade. Contudo, em alguns casos, a extensão da marca não é bem-sucedida e a razão está implicitamente associada ao fraco Brand Equity da marca principal que influencia a extensão. Por outro lado, se o Brand Equity da marca principal for forte, a extensão de marca pode ser um sucesso e vice-versa. Na sequência do estágio efetuado na Companhia das Soluções, foi escolhido como objeto de investigação a extensão de marca da marca Givenchy, a Givenchy Beauty. O objetivo do trabalho pretende verificar se o Brand Equity tem impacto na intenção de compra de uma extensão de marca de luxo. Foi realizada uma revisão da literatura centrada em 3 temas: o luxo, a extensão de marcas de luxo e o Brand Equity, em que se fez um enquadramento teórico do tema. Através de uma metodologia qualitativa, foi realizada uma entrevista semiestruturada a consumidores da Givenchy Beauty para se o Brand Equity da marca mãe, a Givenchy, tem impacto na decisão de compra de produtos da sua extensão de marca, a Givenchy Beauty. A partir da análise às entrevistas, foi possível concluir que existe uma coerência ajustada, um fit, entre a Givenchy e a Givenchy Beauty. O facto da transferência de identidade e valores de marca terem sido transferidos com sucesso para a extensão, resultou na identificação da Givenchy Beauty como sendo a própria Givenchy, assim é esse o principal fator de intenção de compra dos produtos da marca Givenchy Beauty.
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