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O Performance Prism como Ferramenta de Controlo de Gestão

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O controlo de gestão tem um papel fulcral no que concerne a potencializar o desempenho organizacional, quer seja pelo controlo de custos, por servir de apoio à tomada de decisão ou mesmo pelo facto de alinhar os objetivos pessoais dos colaboradores com os objetivos estratégicos da organização. Para que estes objetivos sejam concretizados é essencial a existência de modelos de avaliação de desempenho que permitam estabelecer metas a atingir, sendo estas quantificadas por indicadores. Assim, surge o Performance Prism como um modelo de avaliação com foco em todos os stakeholders de uma organização.O objetivo desta dissertação é analisar o Performance Prism como ferramenta de controlo de gestão e estudar a aplicabilidade do mesmo no mundo empresarial em Portugal. Para concretizar este estudo, recorre-se a uma abordagem teórica dos temas inerentes ao controlo de gestão, como o seu conceito e origem e os seus princípios básicos. Posteriormente, para uma melhor compreensão do Performance Prism, analisa-se também outro modelo de avaliação de desempenho: o Balanced Scorecard. Desta forma, é possível fazer uma análise comparativa entre os dois modelos e determinar quais as principais diferenças e semelhanças. Para consubstanciar a pesquisa teórica, aplica-se uma metodologia mais prática, através da análise de um questionário realizado, maioritariamente, a profissionais da área financeira. De acordo com o estudo e respetivos resultados, é possível aferir que o Performance Prism ainda é pouco relevante no mundo empresarial, sendo conhecido por 17,13% dos inquiridos e aplicado por apenas 6,99% das empresas com controlo de gestão em que os inquiridos trabalham.

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Controlo de Gestão Avaliação de Desempenho Organizacional Performance Prism Balanced Scorecard Stakeholders

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