Browsing by Issue Date, starting with "2021-10-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Performance Prism como Ferramenta de Controlo de GestãoPublication . Reis, Vanessa; Martins, CarlosO controlo de gestão tem um papel fulcral no que concerne a potencializar o desempenho organizacional, quer seja pelo controlo de custos, por servir de apoio à tomada de decisão ou mesmo pelo facto de alinhar os objetivos pessoais dos colaboradores com os objetivos estratégicos da organização. Para que estes objetivos sejam concretizados é essencial a existência de modelos de avaliação de desempenho que permitam estabelecer metas a atingir, sendo estas quantificadas por indicadores. Assim, surge o Performance Prism como um modelo de avaliação com foco em todos os stakeholders de uma organização.O objetivo desta dissertação é analisar o Performance Prism como ferramenta de controlo de gestão e estudar a aplicabilidade do mesmo no mundo empresarial em Portugal. Para concretizar este estudo, recorre-se a uma abordagem teórica dos temas inerentes ao controlo de gestão, como o seu conceito e origem e os seus princípios básicos. Posteriormente, para uma melhor compreensão do Performance Prism, analisa-se também outro modelo de avaliação de desempenho: o Balanced Scorecard. Desta forma, é possível fazer uma análise comparativa entre os dois modelos e determinar quais as principais diferenças e semelhanças. Para consubstanciar a pesquisa teórica, aplica-se uma metodologia mais prática, através da análise de um questionário realizado, maioritariamente, a profissionais da área financeira. De acordo com o estudo e respetivos resultados, é possível aferir que o Performance Prism ainda é pouco relevante no mundo empresarial, sendo conhecido por 17,13% dos inquiridos e aplicado por apenas 6,99% das empresas com controlo de gestão em que os inquiridos trabalham.
- Avaliação das perceções e conhecimentos relativos à prevenção do cancro em adolescentes do concelho de AlmadaPublication . Caldeira, Adriana; Serra, LídiaEmergência do estudo: A literatura tem demonstrado a necessidade de analisar as perceções e conhecimentos dos adolescentes sobre o cancro, a fim de se implementarem intervenções promotoras de literacia em saúde ajustadas às necessidades reais desta população. Objetivo: Avaliar perceções e conhecimentos relativos ao cancro e sua prevenção, em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, e verificar a existência de diferenças em função do sexo e do nível de escolaridade. Método: Estudo descritivo-correlacional, com uma amostra de 371 alunos que completaram o Questionário de Conhecimentos e Perceções dos Estudantes sobre o Cancro (SKPaC). Resultados: No geral, os níveis de perceção e de conhecimento sobre o cancro são muito baixos. Relativamente aos níveis de percepção e de conhecimento sobre o cancro em função do género verifica-se que as raparigas apresentam níveis superiores. Relativamente aos níveis de Perceção sobre o cancro em função do ano de escolaridade, verifica-se que os adolescentes do 9.º ano apresentam um nível de perceção mais elevado, relativamente aos níveis de conhecimento os alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano revelaram níveis de conhecimento idênticos na maioria dos tipos de cancro. Níveis elevados de perceção sobre o cancro estão associados a níveis mais elevados de conhecimento para a maioria das temáticas. Conclusões: A presente investigação revela-se de extrema importância dado o aumento da prevalência do cancro na população portuguesa, demonstrando a necessidade de construir mais e melhores iniciativas na área da sensibilização e formação dos adolescentes no âmbito deste tema.
- Avaliação dos conhecimentos, perceções e comportamentos preventivos relativos ao cancro:Publication . Figueiredo, Tânia; Serra, LídiaIntrodução: As doenças oncológicas têm aumentado significativamente, sendo a segunda causa de morte em Portugal, com um aumento médio da incidência anual de 3% (Serviço Nacional de Saúde, SNS, 2018). É assim fundamental desenhar intervenções ajustadas a esta população, para promover a prevenção desta doença. Objetivo: Validar um questionário de avaliação de perceções e conhecimentos sobre cancro junto da população adulta portuguesa, caraterizando os seus comportamentos relativos à prevenção de cancro. Método: Desenho descritivo correlacional, com aplicação (teste e reteste) de um questionário sobre conhecimentos, perceções e comportamentos relativos à prevenção do cancro, numa amostra de 186 indivíduos adultos da população portuguesa, residentes no concelho de Almada. Resultados: Os valores de alfa de Cronbach indicaram bons níveis de consistência interna (α = 0.92), no teste e no reteste. A análise de associação das respostas do teste e do reteste, para todos os itens de perceção e conhecimento, indicaram forte validade de constructo. No geral, os indivíduos apresentaram níveis baixos de perceção e conhecimento sobre cancro, com níveis de perceção mais altos para a Mamografia e Papanicolau, e mais baixo para o Melanoma. Apresentaram mais conhecimento para o cancro da pele e menos para o cancro do pulmão. Reportam bons comportamentos alimentares, hábitos de sono, consumo de tabaco e bebidas alcoólicas, e cuidados de proteção relacionados com a exposição solar. Conclusão: O questionário revelou boas caraterísticas para medir de forma válida e consistentes as perceções e conhecimentos sobre o cancro, caraterizando igualmente os comportamentos relativos à prevenção de cancro da população portuguesa.