Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação das perceções e conhecimentos relativos à prevenção do cancro em adolescentes do concelho de Almada

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Adriana MCaldeira.pdf6.92 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Emergência do estudo: A literatura tem demonstrado a necessidade de analisar as perceções e conhecimentos dos adolescentes sobre o cancro, a fim de se implementarem intervenções promotoras de literacia em saúde ajustadas às necessidades reais desta população. Objetivo: Avaliar perceções e conhecimentos relativos ao cancro e sua prevenção, em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, e verificar a existência de diferenças em função do sexo e do nível de escolaridade. Método: Estudo descritivo-correlacional, com uma amostra de 371 alunos que completaram o Questionário de Conhecimentos e Perceções dos Estudantes sobre o Cancro (SKPaC). Resultados: No geral, os níveis de perceção e de conhecimento sobre o cancro são muito baixos. Relativamente aos níveis de percepção e de conhecimento sobre o cancro em função do género verifica-se que as raparigas apresentam níveis superiores. Relativamente aos níveis de Perceção sobre o cancro em função do ano de escolaridade, verifica-se que os adolescentes do 9.º ano apresentam um nível de perceção mais elevado, relativamente aos níveis de conhecimento os alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano revelaram níveis de conhecimento idênticos na maioria dos tipos de cancro. Níveis elevados de perceção sobre o cancro estão associados a níveis mais elevados de conhecimento para a maioria das temáticas. Conclusões: A presente investigação revela-se de extrema importância dado o aumento da prevalência do cancro na população portuguesa, demonstrando a necessidade de construir mais e melhores iniciativas na área da sensibilização e formação dos adolescentes no âmbito deste tema.

Description

Keywords

Cancro Conhecimentos Perceções Adolescência

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License