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Abstract(s)
O presente relatório intitulado “A importância da(s) rotina(s) na participação e autonomia das crianças em creche e jardim de infância” tem como principal objetivo compreender de que forma os educadores de infância podem organizar as rotinas, entendo-as como estratégias para a promoção da participação e autonomia das crianças.
Os estágios realizados em creche e jardim de infância, permitiram-me, numa primeira fase, conhecer as rotinas de ambos os contextos e observar crianças e equipas na sua relação com as rotinas, no contexto do trabalho pedagógico. Esta fase inicial foi fundamental para pensar nas intervenções a propor.
No que se refere a este estudo, a investigação foi desenvolvida com base no paradigma da investigação qualitativa e da investigação-ação, através de procedimentos de recolha, tratamento e análise da informação recolhida. Neste sentido foram realizadas notas de campo, pesquisa documental, conversas informais (com educadoras e crianças), reflexões cooperadas, registos de multimédia, e inquéritos por questionário às educadoras cooperantes. A análise e interpretação de todas as informações recolhidas permitiu compreender a prática pedagógica das educadoras cooperantes e realizar propostas de intervenção, descritas e analisadas ao longo do relatório, salientando processos de adequação e flexibilidade das rotinas às necessidades e interesses das crianças, bem como aumentar a sua participação e autonomia. É pertinente referir ainda que é dada “a vez e a voz” às crianças em contexto de jardim de infância, a fim de as envolver ativamente no tema em estudo.
Description
Keywords
Autonomia Creche Educador de Infância Jardim de Infância Rotina Participação Autonomy Nursery Childhood Educator Kindergarten Routine Participation