Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da(s) rotina(s) na participação e autonomia das crianças em creche e jardim de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mara - Versão final.pdf1.75 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório intitulado “A importância da(s) rotina(s) na participação e autonomia das crianças em creche e jardim de infância” tem como principal objetivo compreender de que forma os educadores de infância podem organizar as rotinas, entendo-as como estratégias para a promoção da participação e autonomia das crianças. Os estágios realizados em creche e jardim de infância, permitiram-me, numa primeira fase, conhecer as rotinas de ambos os contextos e observar crianças e equipas na sua relação com as rotinas, no contexto do trabalho pedagógico. Esta fase inicial foi fundamental para pensar nas intervenções a propor. No que se refere a este estudo, a investigação foi desenvolvida com base no paradigma da investigação qualitativa e da investigação-ação, através de procedimentos de recolha, tratamento e análise da informação recolhida. Neste sentido foram realizadas notas de campo, pesquisa documental, conversas informais (com educadoras e crianças), reflexões cooperadas, registos de multimédia, e inquéritos por questionário às educadoras cooperantes. A análise e interpretação de todas as informações recolhidas permitiu compreender a prática pedagógica das educadoras cooperantes e realizar propostas de intervenção, descritas e analisadas ao longo do relatório, salientando processos de adequação e flexibilidade das rotinas às necessidades e interesses das crianças, bem como aumentar a sua participação e autonomia. É pertinente referir ainda que é dada “a vez e a voz” às crianças em contexto de jardim de infância, a fim de as envolver ativamente no tema em estudo.

Description

Keywords

Autonomia Creche Educador de Infância Jardim de Infância Rotina Participação Autonomy Nursery Childhood Educator Kindergarten Routine Participation

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue