Publication
A importância da(s) rotina(s) na participação e autonomia das crianças em creche e jardim de infância
dc.contributor.advisor | Matos, Maria Manuela | |
dc.contributor.author | Roque, Mara Teresa Piedade | |
dc.date.accessioned | 2021-02-24T15:35:46Z | |
dc.date.available | 2021-02-24T15:35:46Z | |
dc.date.issued | 2021-02 | |
dc.description.abstract | O presente relatório intitulado “A importância da(s) rotina(s) na participação e autonomia das crianças em creche e jardim de infância” tem como principal objetivo compreender de que forma os educadores de infância podem organizar as rotinas, entendo-as como estratégias para a promoção da participação e autonomia das crianças. Os estágios realizados em creche e jardim de infância, permitiram-me, numa primeira fase, conhecer as rotinas de ambos os contextos e observar crianças e equipas na sua relação com as rotinas, no contexto do trabalho pedagógico. Esta fase inicial foi fundamental para pensar nas intervenções a propor. No que se refere a este estudo, a investigação foi desenvolvida com base no paradigma da investigação qualitativa e da investigação-ação, através de procedimentos de recolha, tratamento e análise da informação recolhida. Neste sentido foram realizadas notas de campo, pesquisa documental, conversas informais (com educadoras e crianças), reflexões cooperadas, registos de multimédia, e inquéritos por questionário às educadoras cooperantes. A análise e interpretação de todas as informações recolhidas permitiu compreender a prática pedagógica das educadoras cooperantes e realizar propostas de intervenção, descritas e analisadas ao longo do relatório, salientando processos de adequação e flexibilidade das rotinas às necessidades e interesses das crianças, bem como aumentar a sua participação e autonomia. É pertinente referir ainda que é dada “a vez e a voz” às crianças em contexto de jardim de infância, a fim de as envolver ativamente no tema em estudo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202643697 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/35651 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Educador de Infância | pt_PT |
dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
dc.subject | Rotina | pt_PT |
dc.subject | Participação | pt_PT |
dc.subject | Autonomy | pt_PT |
dc.subject | Nursery | pt_PT |
dc.subject | Childhood Educator | pt_PT |
dc.subject | Kindergarten | pt_PT |
dc.subject | Routine | pt_PT |
dc.subject | Participation | pt_PT |
dc.title | A importância da(s) rotina(s) na participação e autonomia das crianças em creche e jardim de infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de projeto de investigação do Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1