Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O telefonema de follow-up e satisfação do cliente pediátrico, em cirurgia de ambulatório: Uma revisão sistemática da literatura

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertacao_Susana Camarinha.pdf2.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

INTRODUÇÃO: A cirurgia pediátrica em regime ambulatório tem-se constituído como uma opção cirúrgica, cada vez mais frequente. Facto que tem contribuído para a diminuição das listas de espera e para a diminuição do tempo de permanência das crianças/ famílias no hospital. Considerando que é essencial as instituições de saúde apresentarem indicadores de qualidade dos cuidados prestados o telefonema de follow-up constitui-se como um dos procedimentos recomendados para avaliação da satisfação do cliente pediátrico/família, submetido a cirurgia ambulatória. OBJETIVO: Obter evidências científicas que permitam compreender a importância do telefonema de follow-up na satisfação do cliente pediátrico submetidos a cirurgia de ambulatório. MÉTODO: Revisão Sistemática da Literatura segundo as recomendações do Joanna Briggs Institute®. Pesquisa realizada nas bases de dados: CINAHL®, Medline®, Cochrane Central Register of Controlled Trials®, Scopus® e WEB OF SCIENCE®. Descritores utilizados Child*, Telenursing, Telephone, Follow-up, Parent satisfaction, Ambulatory surgery. Consideraram-se estudos, qualitativos e quantitativos, publicados em português, inglês e espanhol, entre 2007 a 2018. Investigação conduzida de forma independente por dois investigadores. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pelos instrumentos preconizados pela Joanna Briggs®. RESULTADOS: Obtiveram-se 336 estudos, oito cumpriam os critérios de inclusão. Os resultados revelaram que os pais das crianças, submetidas a cirurgia ambulatória, evidenciavam satisfação com o telefonema de follow-up, pois este transmite-lhes segurança, fornece resposta atempada às suas dúvidas e preocupações e minimiza o tempo e a distância na comunicação direta com os profissionais de saúde. CONCLUSÕES: O telefonema de follow-up surge como uma ferramenta essencial para a monitorização de indicadores da eficácia dos protocolos, eficiência da equipa, adequação da estrutura física, grau de satisfação com a experiência ambulatorial e com a equipa. Concluiu-se que esta ferramenta tem um impacto positivo ao nível do envolvimento/comprometimento das instituições e profissionais de saúde, no controlo da dor no pós-operatório e na disponibilização de suporte, em tempo real, pelos enfermeiros ao cliente pediátrico, minimizando deslocações desnecessárias ao hospital.

Description

Keywords

cirurgia de ambulatório Satisfação parental Telefonema de follow-up Pediatria

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue