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O telefonema de follow-up e satisfação do cliente pediátrico, em cirurgia de ambulatório: Uma revisão sistemática da literatura

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorReis Santos, Margarida
dc.contributor.authorCamarinha, Susana Rute Ferreira Gregório
dc.date.accessioned2020-04-01T18:36:15Z
dc.date.available2020-04-01T18:36:15Z
dc.date.issued2020-01
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A cirurgia pediátrica em regime ambulatório tem-se constituído como uma opção cirúrgica, cada vez mais frequente. Facto que tem contribuído para a diminuição das listas de espera e para a diminuição do tempo de permanência das crianças/ famílias no hospital. Considerando que é essencial as instituições de saúde apresentarem indicadores de qualidade dos cuidados prestados o telefonema de follow-up constitui-se como um dos procedimentos recomendados para avaliação da satisfação do cliente pediátrico/família, submetido a cirurgia ambulatória. OBJETIVO: Obter evidências científicas que permitam compreender a importância do telefonema de follow-up na satisfação do cliente pediátrico submetidos a cirurgia de ambulatório. MÉTODO: Revisão Sistemática da Literatura segundo as recomendações do Joanna Briggs Institute®. Pesquisa realizada nas bases de dados: CINAHL®, Medline®, Cochrane Central Register of Controlled Trials®, Scopus® e WEB OF SCIENCE®. Descritores utilizados Child*, Telenursing, Telephone, Follow-up, Parent satisfaction, Ambulatory surgery. Consideraram-se estudos, qualitativos e quantitativos, publicados em português, inglês e espanhol, entre 2007 a 2018. Investigação conduzida de forma independente por dois investigadores. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pelos instrumentos preconizados pela Joanna Briggs®. RESULTADOS: Obtiveram-se 336 estudos, oito cumpriam os critérios de inclusão. Os resultados revelaram que os pais das crianças, submetidas a cirurgia ambulatória, evidenciavam satisfação com o telefonema de follow-up, pois este transmite-lhes segurança, fornece resposta atempada às suas dúvidas e preocupações e minimiza o tempo e a distância na comunicação direta com os profissionais de saúde. CONCLUSÕES: O telefonema de follow-up surge como uma ferramenta essencial para a monitorização de indicadores da eficácia dos protocolos, eficiência da equipa, adequação da estrutura física, grau de satisfação com a experiência ambulatorial e com a equipa. Concluiu-se que esta ferramenta tem um impacto positivo ao nível do envolvimento/comprometimento das instituições e profissionais de saúde, no controlo da dor no pós-operatório e na disponibilização de suporte, em tempo real, pelos enfermeiros ao cliente pediátrico, minimizando deslocações desnecessárias ao hospital.pt_PT
dc.identifier.tid202466698pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31946
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectcirurgia de ambulatóriopt_PT
dc.subjectSatisfação parentalpt_PT
dc.subjectTelefonema de follow-uppt_PT
dc.subjectPediatriapt_PT
dc.titleO telefonema de follow-up e satisfação do cliente pediátrico, em cirurgia de ambulatório: Uma revisão sistemática da literaturapt_PT
dc.title.alternativeThe telephone-call follow-up and satisfaction of pediatric patients, in ambulatory surgery: A sistematic literature reviewpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Enfermagem do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátricapt_PT

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