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O primeiro grande marco na responsabilidade social surgiu na dĂ©cada de 50, nos EUA, por Howen. Posteriormente, torna-se um campo de estudo que originou diversos estudos, modelos e conceitos, tendo atualmente uma extensa biografia. Na Europa, a ComissĂŁo Europeia Ă© o grande impulsionador desta mentalidade, e tem desenvolvido e promovido o conceito de responsabilidade social e a sua prĂĄtica empresarial. O Livro Verde, publicado em 2001, foi o inĂcio da mudança sobre a forma como as empresas europeias abordam a responsabilidade social.
Em Portugal, a responsabilidade social foi surgindo lentamente atravĂ©s de intervençÔes do Estado e entidades privadas. As empresas portuguesas começam a interiorizar a sua importĂąncia e a mudar as suas prĂĄticas de gestĂŁo, sendo que, a partir de 2018, tornou-se obrigatĂłria a publicação de uma demonstração de informação nĂŁo financeira para entidades de interesse pĂșblico de grande dimensĂŁo.
Utilizando uma amostra de empresas portuguesas, apresenta-se um estudo com objetivo de verificar a existĂȘncia de prĂĄticas de divulgação de informação de responsabilidade social e a forma como a mesma Ă© apresentada, no que respeita ao tipo de relatĂłrio e modelo utilizados. Ă tambĂ©m analisado o grau de divulgação das empresas que utilizam a norma Global Reporting Iniciative (GRI).
Os resultados revelam que apenas um terço das empresas apresenta algum tipo de relatĂłrio estruturado com informação nĂŁo financeira sendo o documento privilegiado o relatĂłrio de sustentabilidade, seguindo na sua maioria a norma GRI, nĂŁo sendo a sua avaliação por auditor independente uma prĂĄtica recorrente. O Ăndice de divulgação revela valores bastante satisfatĂłrios para as empresas que adotam a opção Abrangente, sendo bastante mais reduzido na opção Essencial. Segmentando, as empresas divulgam mais questĂ”es associadas a questĂ”es econĂłmicas do que ambientais ou sociais.
Description
Keywords
Responsabilidade social empresarial Sustentabilidade Divulgação de informação nĂŁo financeira GRI Ăndice de divulgação