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Responsabilidade social nas empresas e exigĂȘncias de relato ao nĂ­vel da sustentabilidade

dc.contributor.advisorRito, SĂłnia Carla Cura
dc.contributor.authorBotelho, Ana Margarida da Silva
dc.date.accessioned2020-03-02T15:10:59Z
dc.date.available2020-03-02T15:10:59Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO primeiro grande marco na responsabilidade social surgiu na dĂ©cada de 50, nos EUA, por Howen. Posteriormente, torna-se um campo de estudo que originou diversos estudos, modelos e conceitos, tendo atualmente uma extensa biografia. Na Europa, a ComissĂŁo Europeia Ă© o grande impulsionador desta mentalidade, e tem desenvolvido e promovido o conceito de responsabilidade social e a sua prĂĄtica empresarial. O Livro Verde, publicado em 2001, foi o inĂ­cio da mudança sobre a forma como as empresas europeias abordam a responsabilidade social. Em Portugal, a responsabilidade social foi surgindo lentamente atravĂ©s de intervençÔes do Estado e entidades privadas. As empresas portuguesas começam a interiorizar a sua importĂąncia e a mudar as suas prĂĄticas de gestĂŁo, sendo que, a partir de 2018, tornou-se obrigatĂłria a publicação de uma demonstração de informação nĂŁo financeira para entidades de interesse pĂșblico de grande dimensĂŁo. Utilizando uma amostra de empresas portuguesas, apresenta-se um estudo com objetivo de verificar a existĂȘncia de prĂĄticas de divulgação de informação de responsabilidade social e a forma como a mesma Ă© apresentada, no que respeita ao tipo de relatĂłrio e modelo utilizados. É tambĂ©m analisado o grau de divulgação das empresas que utilizam a norma Global Reporting Iniciative (GRI). Os resultados revelam que apenas um terço das empresas apresenta algum tipo de relatĂłrio estruturado com informação nĂŁo financeira sendo o documento privilegiado o relatĂłrio de sustentabilidade, seguindo na sua maioria a norma GRI, nĂŁo sendo a sua avaliação por auditor independente uma prĂĄtica recorrente. O Ă­ndice de divulgação revela valores bastante satisfatĂłrios para as empresas que adotam a opção Abrangente, sendo bastante mais reduzido na opção Essencial. Segmentando, as empresas divulgam mais questĂ”es associadas a questĂ”es econĂłmicas do que ambientais ou sociais.pt_PT
dc.identifier.tid202450040pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31546
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectDivulgação de informação não financeirapt_PT
dc.subjectGRIpt_PT
dc.subjectÍndice de divulgaçãopt_PT
dc.titleResponsabilidade social nas empresas e exigĂȘncias de relato ao nĂ­vel da sustentabilidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

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