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O consumidor sénior é objeto de estudo dado o crescente interesse em perceber melhor as suas atitudes perante a rotulagem alimentar e nutricional. Apesar de a rotulagem estar preparada para responder às necessidades dos consumidores, o mesmo não se pode concluir em relação ao consumidor sénior em concreto e são ainda escassos os estudos relativos ao tema.
Desta forma, com o intuito de preencher as lacunas existentes na literatura referentes à temática em estudo, a revisão de literatura começa por explicar qual o papel das embalagens nas escolhas alimentares do consumidor, sendo de seguida abordada a rotulagem alimentar e nutricional, as respostas dos consumidores e em concreto do consumidor em estudo face à mesma e por último, a referência ao seu papel de vulnerabilidade e ao que deste advém. Depois da abordagem teórica, procurou-se responder aos objetivos da investigação, através de uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista como técnica de recolha de dados. Assim, realizaram-se 20 entrevistas individuais e presenciais a consumidores com mais de 65 anos que ainda realizam compras alimentares de uma forma independente. As entrevistas implementadas tiveram como objetivo, perceber de que forma os fatores sociodemográficos influenciam a atitude do consumidor sénior perante a rotulagem alimentar e nutricional, bem como o conhecimento, compreensão e uso que têm da rotulagem nutricional, as fontes de informação das quais se auxiliam e ainda perceber de que forma seria mais proveitoso que aparecesse a rotulagem de modo a colmatar as atuais dificuldades dos mesmos. Os resultados contribuem para um maior conhecimento deste consumidor e assim, conseguir atuar nas necessidades dos mesmos na construção de um estilo de vida mais saudável.
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Keywords
Atitudes Consumidor Sénior Rotulagem alimentar e nutricional Comunicação Marketing Social
