Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Caracterização das atitudes dos consumidores seniores face à rotulagem alimentar e nutricional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
francisca_silva.pdf1.91 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O consumidor sénior é objeto de estudo dado o crescente interesse em perceber melhor as suas atitudes perante a rotulagem alimentar e nutricional. Apesar de a rotulagem estar preparada para responder às necessidades dos consumidores, o mesmo não se pode concluir em relação ao consumidor sénior em concreto e são ainda escassos os estudos relativos ao tema. Desta forma, com o intuito de preencher as lacunas existentes na literatura referentes à temática em estudo, a revisão de literatura começa por explicar qual o papel das embalagens nas escolhas alimentares do consumidor, sendo de seguida abordada a rotulagem alimentar e nutricional, as respostas dos consumidores e em concreto do consumidor em estudo face à mesma e por último, a referência ao seu papel de vulnerabilidade e ao que deste advém. Depois da abordagem teórica, procurou-se responder aos objetivos da investigação, através de uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista como técnica de recolha de dados. Assim, realizaram-se 20 entrevistas individuais e presenciais a consumidores com mais de 65 anos que ainda realizam compras alimentares de uma forma independente. As entrevistas implementadas tiveram como objetivo, perceber de que forma os fatores sociodemográficos influenciam a atitude do consumidor sénior perante a rotulagem alimentar e nutricional, bem como o conhecimento, compreensão e uso que têm da rotulagem nutricional, as fontes de informação das quais se auxiliam e ainda perceber de que forma seria mais proveitoso que aparecesse a rotulagem de modo a colmatar as atuais dificuldades dos mesmos. Os resultados contribuem para um maior conhecimento deste consumidor e assim, conseguir atuar nas necessidades dos mesmos na construção de um estilo de vida mais saudável.

Description

Keywords

Atitudes Consumidor Sénior Rotulagem alimentar e nutricional Comunicação Marketing Social

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License