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Caracterização das atitudes dos consumidores seniores face à rotulagem alimentar e nutricional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorSilva, Francisca Pimenta da
dc.date.accessioned2019-09-23T13:14:07Z
dc.date.available2019-09-23T13:14:07Z
dc.date.issued2019-09-16
dc.description.abstractO consumidor sénior é objeto de estudo dado o crescente interesse em perceber melhor as suas atitudes perante a rotulagem alimentar e nutricional. Apesar de a rotulagem estar preparada para responder às necessidades dos consumidores, o mesmo não se pode concluir em relação ao consumidor sénior em concreto e são ainda escassos os estudos relativos ao tema. Desta forma, com o intuito de preencher as lacunas existentes na literatura referentes à temática em estudo, a revisão de literatura começa por explicar qual o papel das embalagens nas escolhas alimentares do consumidor, sendo de seguida abordada a rotulagem alimentar e nutricional, as respostas dos consumidores e em concreto do consumidor em estudo face à mesma e por último, a referência ao seu papel de vulnerabilidade e ao que deste advém. Depois da abordagem teórica, procurou-se responder aos objetivos da investigação, através de uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista como técnica de recolha de dados. Assim, realizaram-se 20 entrevistas individuais e presenciais a consumidores com mais de 65 anos que ainda realizam compras alimentares de uma forma independente. As entrevistas implementadas tiveram como objetivo, perceber de que forma os fatores sociodemográficos influenciam a atitude do consumidor sénior perante a rotulagem alimentar e nutricional, bem como o conhecimento, compreensão e uso que têm da rotulagem nutricional, as fontes de informação das quais se auxiliam e ainda perceber de que forma seria mais proveitoso que aparecesse a rotulagem de modo a colmatar as atuais dificuldades dos mesmos. Os resultados contribuem para um maior conhecimento deste consumidor e assim, conseguir atuar nas necessidades dos mesmos na construção de um estilo de vida mais saudável.pt_PT
dc.identifier.tid202284433pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29797
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectConsumidor Séniorpt_PT
dc.subjectRotulagem alimentar e nutricionalpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectMarketing Socialpt_PT
dc.titleCaracterização das atitudes dos consumidores seniores face à rotulagem alimentar e nutricionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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